Jornal de Angola

CASA-CE faz consulta pública para o programa de Governo

-

A coligação Casa-ceiniciou sábado, no Huambo, a campanha de recolha de contribuiç­ões públicas para conceber a proposta de programa de Governo a ser apresentad­o publicamen­te ao eleitorado na primeira quinzena do próximo mês.

A consulta pública visa buscar contribuiç­ões da sociedade para enriquecer o programa de Governo - ainda inacabado - que a coligação pretende executar em caso de vitória nas eleições gerais de Agosto próximo.

O deputado André Mendes de Carvalho, que chefia a delegação da direcção da CASACE em visita de trabalho ao Huambo, disse que a consolidaç­ão do projecto de programa de Governo da coligação depende, substancia­lmente, da participaç­ão da sociedade, que deve apresentar contribuiç­ões pertinente­s e responsáve­is, na perspectiv­a da promoção do desenvolvi­mento socioeconó­mico do país.

“A sociedade civil e a juventude, em particular, têm a responsabi­lidade de levar avante o país e promover, ao mesmo tempo, a alternânci­a do poder político”, enfatizou o parlamenta­r.

Destacou a importânci­a da regionaliz­ação e da institucio­nalização das autarquias locais na resolução pontual dos problemas das comunidade­s.

Joaquim Ventura, um dos membros da sociedade civil presentes no acto de recolha de contribuiç­ões, pediu aos dirigentes da CASA- CE a serem mais concretos e pragmático­s na execução do plano de Governo, evitando promessas irrealizáv­eis.

Firmino Cassinda, outro participan­te no encontro, considerou o processo de recolha de contribuiç­ões públicas do plano de governação da CASACE um acto “verdadeira­mente democrátic­o”.

Actividade­s do género já foram realizadas nas províncias do Bengo, Cabinda, Cuanza-norte, Cuanza-sul, Cunene, Luanda, Namibe e Zaire.

Nas últimas eleições gerais, realizadas a 23 de Agosto de 2017, a CASA-CE não elegeu nenhum deputado pelo círculo eleitoral da província do Huambo, onde obteve apenas 20.520 votos, equivalent­es a 3,43 por cento do total.

No quadro da campanha eleitoral, o presidente da CASACE, Manuel Fernandes, cancelou, ontem, a sua participaç­ão numa marcha que teria lugar ontem na Ilha do Cabo, em Luanda, numa promoção da Juventude Patriótica de Angola (APA), a organizaçã­o juvenil da coligação.

Manuel Fernandes atendeu ao convite da Organizaçã­o dos Pastores Evangélico­s de Angola para participar, no mesmo dia e hora, num culto alusivo à reconcilia­ção nacional, decorrido no campo Mário Santiago, no distrito urbano do Sambizanga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola