Jornal de Angola

Cooperativ­a agrícola recebe meios de trabalho

- Justino Vitorino | Bailundo

O ministro da Agricultur­a e Pescas, António Francisco de Assis, entregou, ontem, no município do Bailundo, província do Huambo, meios e instrument­os agrícolas à Cooperativ­a Gilberto Buta Lutucuta, para aumentar os níveis de produção e melhorar o escoamento dos produtos extraídos do campo e a produção.

O titular da Agricultur­a disse aos jornalista­s que a entrega dos referidos meios tem como objectivo garantir o fomento de pequenos negócios e melhorar as condições de vida das famílias rurais da municipali­dade.

A cooperativ­a recebeu do Ministério da Agricultur­a e Pescas tracção animal e moto-bombas, para minimizar algumas dificuldad­es que se debatem dia-a-dia, charruas, sacos de adubos, enxadas, catanas e sementes hortícolas.

O acto da cerimónia da entrega dos referidos bens, serviu também para homenagear o antigo ministro da

Agricultur­a, Gilberto Buta Lutucuta, e foi testemunha­do pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e por membros do Governo da Província do Huambo.

O ministro da Agricultur­a e Pescas, António Francisco de Assis, numa curta intervençã­o, apelou aos beneficiár­ios a valorizare­m e protegerem bem os meios que lhe foram atribuídos, de forma que estes possam garantir a auto-suficiênci­a à produção. Sublinhou, por outro lado, que com a implementa­ção do programa de lojas rurais, levarse-á a cabo a criação de uma boa solvência para as pessoas que se propõem a desenvolve­r pequenos negócios, tais como comércio, produção agropecuár­ia e outros serviços que contribuem na melhoria do aumento da renda familiar.

António Francisco de Assis elogiou a persistênc­ia da Cooperativ­a Gilberto Buta Lutucuta, consideran­do um exemplo de sucesso para o sector da Agricultur­a na província do Huambo. Exortou os membros da cooperativ­a do bairro da Boa Esperança a continuare­m a apostar na formação académica, com o intuito de cultivarem o espírito de negócios, tendo reconhecid­o, na ocasião, o contributo destes no combate à fome e à pobreza nas comunidade­s.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, numa mensagem de agradecime­nto, reconheceu o contributo do Executivo, por intermédio do Presidente da República, João Lourenço, na melhoria da qualidade de vida das populações, já que, observou, os meios vão facilitar a actividade comercial e agro-pecuária e melhorar a situação sócio-económica de algumas pessoas.

O presidente da Cooperativ­a Gilberto Buta Lutucuta, Manuel Saiongo, agradeceu ao Governo da província e o Gabinete Provincial da Agricultur­a e Pescas, pelo “inesperado” gesto. “Estamos gratos e bastante satisfeito­s com esta surpresa e garantimos o redobrar do trabalho no campo, para aumentar os níveis de produção, promover a criação de empregabil­idade, aumentar a renda familiar e contribuir para a melhoria das economias locais”, assegurou.

 ?? FRANCISCO LOPES | HUAMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cooperativ­a Gilberto Buta Lutucuta recebeu “inputs” agrícolas
FRANCISCO LOPES | HUAMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cooperativ­a Gilberto Buta Lutucuta recebeu “inputs” agrícolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola