Jornal de Angola

Antigo Vice-presidente é o candidato da oposição

-

A oposiçãoni­geriana indicou o antigo Vice-presidente nigeriano Atiku Abubakar como candidato às eleições presidenci­ais marcadas para Fevereiro de 2023, com o partido no poder a adiar as suas primárias por uma semana.

"Hoje estamos a fazer história, uma história que acreditamo­s trará mudanças fundamenta­is", disse Abubakar aos seus apoiantes reunidos na capital, Abuja, onde a votação foi realizada.

Abubakar, de 75 anos, um muçulmano do Norte do país, foi escolhido nas primárias do Partido Democrátic­o do Povo (PDP) e tentará pela sexta vez ser eleito Presidente do país mais populoso de África.

O Congresso dos Progressis­tas (APC), partido no poder, vai realizar as suas primárias entre 6 e 8 de Junho, para escolher um candidato a suceder ao Presidente Muhammadu Buhari, que anunciou que não concorrerá novamente, após completar dois mandatos.

A Nigéria, com 215 milhões de habitantes e dividido quase em partes iguais entre o Norte, predominan­temente muçulmano, e o Sul, maioritari­amente cristão, é um dos países mais religiosos do mundo.

Na tentativa de conciliar um país onde vivem cerca de 250 grupos étnicos, uma regra tácita prevê a rotação da Presidênci­a, a cada dois mandatos, entre candidatos do

Norte e do Sul.

No entanto, Abubakar, exchefe das Alfândegas e VicePresid­ente entre 1999 e 2007, é do Norte, assim como o Presidente Buhari, ao contrário da maioria dos principais candidatos do APC, partido no poder, que são do Sul.

No APC, o ex-governador de Lagos, Bola Tinubu, e o atcual Vice-presidente Yemi Osinbajo são os dois principais candidatos, enfrentand­o ainda Rotimi Amaechi, que renunciou recentemen­te ao cargo de ministro dos Transporte­s no Governo de Buhari.

Buhari não apoiou, até ao momento, nenhum candidato e alguns analistas acreditam que o actual Presidente esteja à procura de um candidato de consenso para manter as facções do APC unidas antes das eleições de 2023.

A segurança será uma questão importante, pois há mais de 10 anos que o Nordeste da Nigéria tem sido afectado por uma insurreiçã­o extremista. Bandos armados têm também levado a cabo frequentes ataques e raptos no Noroeste do país.

Desde que regressou ao Governo civil em 1999, após uma ditadura militar, a Nigéria realizou seis eleições nacionais, muitas das quais foram marcadas por fraudes, dificuldad­es técnicas, violência e disputas legais.

A maior economia da África, enfraqueci­da pelo impacto da pandemia de Covid-19, está a sofrer as consequênc­ias da guerra na Ucrânia, que elevou os preços dos combustíve­is e alimentos em todo o continente.

 ?? DR ?? Adubakar é o escolhido pela oposição para as presidenci­ais
DR Adubakar é o escolhido pela oposição para as presidenci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola