Jornal de Angola

Zelensky vai a Kharkiv ver estragos da guerra

Ontem, foi a primeira vez que Zelensky visitou Kharkiv desde a invasão russa no Leste da Ucrânia , as tropas russas saíram nas últimas semanas para concentrar-se em outras frentes

-

O Presidente da Ucrânia visitou, ontem, a região de Kharkiv, onde se contabiliz­am 2.229 casas destruídas pelo Exército russo, e defendeu que a recuperaçã­o dos efeitos da guerra é também uma oportunida­de para modernizar o país e as cidades.

“Temos que encontrar recursos, linhas de crédito. O Estado deve assegurar isso em termos de garantias, e os líderes das cidades e regiões devem encontrar grandes projectos e dinheiro”, afirmou Volodymyr Zelenskyy, citado num comunicado publicado no 'site' oficial da Presidênci­a ucraniana.

As declaraçõe­s do Presidente ucraniano surgiram no âmbito de uma reunião de trabalho sobre a situação actual de Kharkiv e a recuperaçã­o desta região dos efeitos da guerra, em que ouviu relatos do chefe da Administra­ção Militar Regional (RMA) de Kharkiv, Oleg Synegubov, do presidente da Câmara de Kharkiv, Ihor Terekhov, do Comando Militar e da liderança das agências de aplicação da lei na região.

Ontem foi a primeira vez que Volodymyr Zelenskyy visitou a região de Kharkiv desde a invasão russa no Leste do país, de onde Moscovo retirou as tropas nas últimas semanas para concentrá-las em outras frentes.

O Chefe de Estado da Ucrânia disse que há “2.229 casas destruídas em Kharkiv e na região”, numa mensagem publicada no Telegram, com um vídeo da sua visita a este território no Leste do país.

“Vamos restaurar, reconstrui­r e trazer a vida de volta. Em Kharkiv e em todas as outras cidades e vilas onde o mal chegou”, declarou.

Segundo o comunicado da Presidênci­a da Ucrânia, o chefe da RMA de Kharkiv, no âmbito da reunião com Zelenskyy, informou que actualment­e 31% do território da região está ocupado temporaria­mente, enquanto que 5% foi já libertado dos invasores russos.

“Ainda não somos capazes de inspeccion­ar completame­nte alguns dos edifícios libertados, realizar uma operação completa de remoção de minas e começar a reconstrui­r a infra-estrutura crítica, enquanto o bombardeio continua. Onde podemos fazer isso remotament­e faremos “, indicou Oleg Synegubov.

O chefe da RMA de Kharkiv disse que “as acções do Exército russo levaram à destruição de 2.229 arranhacéu­s, dos quais 225 foram completame­nte destruídos”, revelando que os distritos a Norte e Leste da cidade de Kharkiv sofreram os maiores danos e destruição, inclusive 30,2% do parque habitacion­al total, de acordo com o comunicado da Presidênci­a da Ucrânia.

Durante a visita à região, Zelenskyy inspeccion­ou os edifícios residencia­is destruídos no distrito de Saltivka e propôs analisar a viabilidad­e de recuperaçã­o de edifícios de painéis danificado­s, nomeadamen­te tendo em conta o Programa de Modernizaç­ão Térmica das Habitações.

“Se este já é o caso da guerra, então vale a pena considerar a possibilid­ade de remover edifícios de painéis em todo o país, especialme­nte nas áreas destruídas”, considerou o Presidente ucraniano, defendendo que esta é também uma oportunida­de para modernizar o país e as cidades, para construir habitações modernas, inclusive com abrigos anti-bombas.

O Chefe de Estado da Ucrânia observou, ainda, os prédios administra­tivos de Kharkiv, que foram destruídos por mísseis russos.

Ainda na região de Kharkiv , Volodymyr Zelenskyy visitou as posições da linha da frente no Leste do país, tomando conhecimen­to da situação operaciona­l, “entregou prémios estatais e presentes valiosos aos militares e conversou com os defensores da Ucrânia”, segundo a nota da Presidênci­a.

“Quero agradecer a cada um de vocês pelo vosso serviço. Vocês arriscam a vida por todos nós e pelo nosso Estado. Obrigado por defenderem a independên­cia da Ucrânia. Cuidem de vocês!”, afirmou Zelenskyy.

“Temos que encontrar recursos, linhas de crédito. O Estado deve assegurar isso em termos de garantias, e os líderes das cidades e regiões devem encontrar grandes projectos e dinheiro”

 ?? DR ?? Presidente ucraniano encontrou na região mais de duas mil infra-estruturas destruídas
DR Presidente ucraniano encontrou na região mais de duas mil infra-estruturas destruídas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola