Jornal de Angola

Buatu e Estrela são aguardados amanhã

Os dois jogadores continuam ausentes da concentraç­ão da Selecção Nacional e devem juntar-se ao grupo na sessão vespertina

- Paulo Caculo

ARSÈNE WENGER APONTA O DEDO A MANÉ E A SALAH

Sobre a final da Liga dos campeões, em que o Real Madrid venceu, por 1-0, o Liverpool, o treinador francês Arsène Wenger apontou o dedo a Sadio Mané e Mohamed Salah, noticiou o jornal A Bola, na edição online de ontem. «Pergunto-me, depois de assistir a este jogo, se a decepção da semana passada na Premier League, se houve falta de confiança. Sentiu-se isso em Salah e Mané, que costumam fazer a diferença e não tiveram o mesmo fulgor, a crença que pode realmente fazer a diferença", realçou, em declaraçõe­s à bein Sports. Do lado do Real Madrid, Wenger elogiou o desempenho do guardarede­s Thibaut Courtois: "No geral, o Liverpool ficou aquém, tenho de ser honesto, por causa de Courtois. Se o Liverpool marcasse o 1-1, venceriam o jogo, mas nunca encontrara­m o momento certo e muito por culpa de Courtois".

DESCHAMPS DEFENDE BOLA DE OURO PARA BENZEMA

Didier Deschamps, selecciona­dor da França, não tem dúvidas sobre a quem deve ser entregue a Bola de Ouro, noticiou o jornal A Bola, na edição de ontem.

“Com este novo título e a época desportiva conseguida com a sua equipa, em que ele foi tão decisivo… Benzema já era um dos favoritos, mas, merece plenamente o prémio individual da Bola de Ouro”, realçou, em declaraçõe­s ao programa Téléfoot, da TF1.

Com o grupoquase completo, à excepção do central Jonathan Buatu, do Eyupspor da Turquia, e do médio Estrela, do Erzurum da Turquia, aguardados amanhã, a Selecção Nacional de Futebol de Honras realiza hoje, às 16h30, no Estádio 11 de Novembro, a penúltima sessão de treinos, antes do jogo frente à RCA, quarta-feira, dia 1, válido para a jornada inaugural das eliminatór­ias do Grupo E, de acesso a Taça de África das Nações (CAN), no próximo ano, na Costa do Marfim.

A sessão de treinos deve incidir sobre o modelo táctico e a estratégia do futebol pretendido para anular o adversário de estreia. Pedro Gonçalves deverá aproveitar o ensaio para corrigir detalhes no posicionam­ento da equipa e na movimentaç­ão colectiva e individual dos jogadores. O selecciona­dor pode, ainda, a partir da sessão de treinos desta tarde, avaliar os jogadores que devem merecer a confiança para povoar os sectores, muito provavelme­nte assente no sistema 4X3X3.

A integração dos profission­ais Fredy e Núrio Fortuna, no apronto de hoje, deve ser a principal novidade da preparação. O grupo deve trabalhar completo, pela primeira vez, apenas amanhã, dia em que está prevista a chegada de Jonathan Buatu, Estrela e Batxi.

Na sessão de treinos de ontem, realce para a presença da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto. A titular da pasta dos Desportos fez questão de testemunha­r a preparação da equipa nacional, tendo aproveitad­o a ocasião para tecer algumas palavras de incentivo ao grupo. A ministra transmitiu mensagens de motivação aos jogadores, ao assegurar a “sempre disponibil­idade do Governo em garantir todo o apoio”, para que a qualificaç­ão ao CAN de 2023 seja uma realidade.

Trabalham às ordens de Pedro Gonçalves os atletas Kadú e Hugo Marques (guardarede­s), Maestro, Beni, Show, Higino, Mário Balbúrdia, Megue, Hélder Costa, Núrio Fortuna, Gelson Dala, Nelson da Luz, Capita, Ndefe, Julinho, Ary Papel, Tó Carneiro, Danilson, Eddie Afonso, Kinito, Kialonda Gaspar e Vitoriano.

Onze provável

De acordo ao que deixa perceber o selecciona­dor nacional, os Palancas Negras devem apresentar-se diante da RCA, quarta- feira, com o seu “melhor onze” dos últimos tempos. Ou seja, Pedro Gonçalves dá sinais claros de pretender conservar nos titulares os jogadores que formam o “núcleo duro” da Selecção.

A alimentar tal prognóstic­o, está o facto de 95 por cento dos jogadores utilizados nos titulares, durante a campanha ao Mundial do Qatar, estarem disponívei­s e às ordens do selecciona­dor, à excepção de Zine, lesionado.

No último “onze” de Pedro Gonçalves alinharam Hugo Marques, à baliza, Kialonga Gaspar e Buatu, no centro da defesa, Eddie Afonso, na lateral-direita, e Tó Carneiro, à esquerda. No meio-campo j ogaram Estrela, Megue, Mário Balbúrdia e Hélder Costa, enquanto no ataque Zine e Ary Papel.

Para o embate de estreia da corrida ao CAN da Costa do Marfim, é provável que o selecciona­dor venha a apostar na mesma equipa, com a particular­idade de Gelson Dala ocupar a vaga de Zine, formando a parelha atacante com Ary Papel. Ainda assim, não está colocada de parte a probabilid­ade de o selecciona­dor efectuar algumas inovações ao “onze”, relegando Mário Balbúrdia para o banco de suplentes e promovendo o experiente Show para o seu lugar.

Conferênci­a de imprensa

O selecciona­dor nacional, Pedro Gonçalves, antevê amanhã, às 9h00, em conferênci­a de imprensa, no Hotel Victoria Garden, na Camama, o duelo frente à RCA.

O treinador português ao serviço do combinado nacional deverá, segurament­e, reafirmar a importânci­a do vencer o jogo de estreia das eliminatór­ias, tal como fez na última declaração à imprensa, por altura da divulgação da convocatór­ia.

“É o primeiro jogo e é importante começar bem. Temos um bom sentimento daquilo que éonossocre­scimentode­sportivo e daquilo que foi o estágio que realizámos em Portugal, com a grande maioria dos jogadores presente na actual convocatór­ia”, disse, na altura, Pedro Gonçalves, tendo assegurado ter o grupo focado na vitória.

“Sabemos que temos um objectivo e que todos temos de ficar focados nele, independen­temente de situações que, às vezes, nos possa tirar forças. Os jogadores têm mostrado resiliênci­a, querer e força. Queremos estar na Costa do Marfim e os jogadores vêm com isso como objectivo”, acrescento­u.

Arbitragem

O jogo será ajuizado por um quarteto de arbitragem provenient­e de Moçambique, liderado por Celso Armindo Alvacao. Os árbitros auxiliares serão Arsénio Maringule e Venestanci­o Cossa, enquanto Simões Bernardo Guambe assume a missão de quarto árbitro. O comissário ao jogo é Johannes Jakob Vries, da Namíbia, ao passo que o angolano João Mulima é o oficial para a Covid-19 indicado pela Confederaç­ão Africana (CAF). A reunião técnica acontece amanhã, no Hotel Palmeiras.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, esteve no treino de ontem
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, esteve no treino de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola