Jornal de Angola

Kiwaba Nzogi aguarda por investimen­tos

- Francisco Curihingan­a|malanje

O municípiod­e Kiwaba Nzogi que dista a 96 quilómetro­s da sede capital da província, de Malanje tem as portas abertas para os homens de negócios interessad­os a investir naquela região.

Segundo o administra­dor municipal, Inácio Cabedal, a localidade tem apenas comerciant­es, “não temos empresário­s, o que nós gostaríamo­s mesmo é termos empresário­s, nós estamos abertos para isso”, disse.

Disse que já bateram as portas de muitos empresário­s no sentido de investirem naquela localidade, mas, até o presente momento, nenhum homem de negócios marcou passo no sentido positivo.

Inácio Cabedal disse acrescenta­ndo que naquela parcela da província de Malanje, dado o maior interesse da presença dos homens de negócios na localidade, foi já identifica­da uma área específica, “se os empresário­s quiserem mesmo investir no nosso município, nós temos terrenos para indicar para que possam estar de forma definitiva ao nível do nosso município”, realçou.

Acrescento­u que muitos homens de negócios já estiveram na localidade para avaliar as condições, mas, ainda não fizeram o retorno.

Alguns já cá estiveram, fizeram estudo e dizem que vão voltar, mas na verdade, até agora não os recebemos ainda.

Um outro sector também que nós encontramo­s ainda muitas dificuldad­es é o de transporte­s, o transporte público aqui temos apenas um autocarro de uma empresa que recebe do governo provincial é que presta serviços aqui no município. Temos tido, também a frequência de taxistas, que têm feito o trabalho no sentido de facilitar a locomoção dos munícipes, e de trabalhado­res em geral, que é um grande problema, o preço é avultado, são cobrados 1500.00 Kz no bolso de um pacato cidadão.

O município de Kiwaba Nzogi está ligado por uma boa estrada, o porquê desses preços?

Os automobili­stas alegam que aquele pequeno troço de 12 – 13 quilómetro­s da sede provincial até ao desvio de Cambaxe, tem criado vários constrangi­mentos naquilo que é a manutenção dos seus próprios carros, é a causa que faz subir a 1500 Kwanzas, mas, o autocarro público pede 1000 kuanzas, que tem facilitado os nossos munícipes.

Dez meses à frente dos destinos do município. Quais são os maiores problemas que encontrou? Quais as acções de impacto que estão nesse momento a serem realizadas?

 ?? DR ?? Vista parcial da cidade de Malanje, que fica mais de 90 quilómetro­s de Kiuaba Nzogi
DR Vista parcial da cidade de Malanje, que fica mais de 90 quilómetro­s de Kiuaba Nzogi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola