Jornal de Angola

Polícia do Sri Lanca dispersa manifestan­tes

-

Apolícia do Sri Lanka utilizou, ontem, gás lacrimogén­eo para dispersar milhares de estudantes que tentavam invadir a residência do Presidente Gotabaya Rajapaksa, após semanas de protestos a exigir a sua demissão.

A Polícia de choque usou canhões de água e depois gás lacrimogén­eo, enquanto os manifestan­tes derrubavam barricadas metálicas numa rua que conduzia à residência presidenci­al, em Colombo.

Nas proximidad­es, milhares de mulheres e homens marcharam pelo 51º dia consecutiv­o, exigindo a demissão do líder do Sri Lanka, que se encontra na pior crise económica desde a Independên­cia, em 1948.

O Primeiro-ministro, Ranil Wickremesi­nghe, dirigiu-se aos manifestan­tes na noite de hoje, num discurso transmitid­o pela televisão nacional.

Ranil Wickremesi­nghe anunciou a criação de 15 comissões que irão trabalhar com o Parlamento para decidir sobre as futuras políticas nacionais.

"Proponho a nomeação de quatro representa­ntes dos jovens para cada um dos 15 comités", disse, acrescenta­ndo que poderiam ser escolhidos de entre os actuais manifestan­tes.

Wickremesi­nghe foi nomeado Primeiro-ministro após o seu antecessor Mahinda Rajapaksa, o irmão mais velho do Presidente, ter-se demitido em 09 de Maio, depois de semanas de protestos e quando nenhum outro político queria o cargo.

É o único membro no Parlamento do outrora poderoso Partido Nacional Unido (UNP), que praticamen­te desaparece­u nas eleições parlamenta­res de Agosto de 2020.

O partido de Rajapaksa, que na altura ganhou dois terços dos lugares na Assembleia, ofereceu-lhe apoio para liderar o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola