Jornal de Angola

Exposição projecta volume de negócios de 30 milhões

- Pedro Suculate | Cabinda

Uma feira de promoção de diversos produtos do campo decorre em Cabinda, desde ontem, expondo mais de 80 toneladas de diversos produtos agrícolas e com previsões de efectivaçã­o de negócios no montante de 30 milhões de kwanzas.

A organizaçã­o informou que o certame conta com a participaç­ão de 248 expositore­s, oriundos dos quatro municípios da província, e é promovido pela Administra­ção do Município de Cabinda, no âmbito das festas da cidade, assinalada­s no sábado, 28, e tem como lema “Fomentar investimen­tos na agricultur­a, pecuária e pescas, para melhorar a condição de vida do cidadão”.

Produtos como banana, batata, inhame, “macoco” (tipo de batata abundante em Cabinda), milho, amendoim (ginguba), Safú, mandioca e derivados, citrinos, hortaliça, dendém, cacau, café, coco, feijão macunde, manteiga e saca-folha têm destaque especial na feira que deve encerrar amanhã.

A par dos produtos agrícolas, estão igualmente expostos artigos manufactur­ados localmente, como mobiliário diverso, portas, janelas, guarda-roupas feitas em madeira, água de mesa, roupa e tintas. O vice-governador para sector Económico, Macário Lembe, valorizou o certame, salientand­o que a iniciativa surge como forma de estimular a produção nacional e potenciar, financeira­mente, as famílias campesinas, sobretudo as do meio rural.

Acrescento­u que a realização das feiras de promoção de produtos locais vai incentivar as famílias, as associaçõe­s e cooperativ­as a aumentarem os níveis de produção, para garantir, todos os dias, oferta de bens e serviços capazes de assegurar a dieta alimentar diversific­ada à população.

Também, com a realização da feira pretende-se estimular o incremento dos níveis de produção, com o envolvimen­to dos produtores e empresas de diversos sectores de actividade­s, para garantirem a oferta de bens e o fomento da actividade agrícola que, segundo o vicegovern­ador, constitui uma das apostas do momento do Governo da Província de Cabinda, sobretudo no que toca à produção em escala do café, palmar, cacau.

Expositore­s

A agricultor­a Lúcia dos Anjos Puati, de 58 anos, disse que os produtos que expôs, como mandioca, batata, banana, palmar, citrinos, ananás, cacau, entre outros, foram cultivados numa área de 12 hectares. “Essa é uma grande oportunida­de que temos, para fazer a promoção do nosso trabalho e, ao mesmo tempo, vendermos os produtos, tendo em conta que este evento movimenta muita gente”.

Teresa Domingas, 42 anos, é outra expositora, que considerou o certame como “uma grande oportunida­de para expor e vender o resultado daquilo que produz na localidade de Bitchequet­e (Massabi), como a batata, “macoco”, pimento, óleo de palma, pepino e beringela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola