Jornal de Angola

Poroshenko autorizado a viajar para o exterior

-

O antecessor do Presidente ucraniano está em julgamento desde 2021 sob a acusação de traição por alegada compra de carvão em Donbass, detido pelos separatist­as russos.

O ex-presidente ucraniano, Petro Poroshenko, foi autorizado, ontem, a deixar a Ucrânia num posto fronteiriç­o com a Polónia após duas tentativas, revelou a agência de notícias France Press, que cita o partido Solidaried­ade Europeia.

“Após as pressões dos deputados do Parlamento Europeu e dos membros dos Governos da União Europeia, Petro Poroshenko conseguiu viajar para o exterior para participar na cimeira e no congresso do Partido Popular Europeu, em Roterdão”, lêse numa nota do partido.

O antecessor de Volodymyr Zelensky está a ser julgado desde 2021, sob a acusação de traição por alegada compra de carvão em Donbass, detido pelos separatist­as russos, entre 2014 e 2015.

Petro Poroshenko­o, acusou, sábado, as autoridade­s ucranianas de o impedirem de sair do país por razões políticas, depois de tentar atravessar a fronteira para a Polónia duas vezes.

Segundo a imprensa local, membros do seu partido afirmaram que não existiam razões para travar a saída do ex-presidente, sob a Lei Marcial, uma vez que tinha documentos que provavam que viajava oficialmen­te como membro do Parlamento.

Poroshenko, que é membro da Comissão parlamenta­r para a integração na União Europeia ( UE), disse que estava a caminho da Lituânia para participar numa reunião da Assembleia Parlamenta­r da NATO.

De acordo com o seu partido, Poroshenko foi impedido de atravessar a fronteira para a Polónia com o argumento de que um código (QR) usado para autenticar um documento não estava a funcionar, enquanto no dia seguinte os funcionári­os disseram que lhe faltavam documentos.

 ?? DR ?? Petro Poroshenko é acusado de desvios de fundos públicos
DR Petro Poroshenko é acusado de desvios de fundos públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola