Jornal de Angola

Celma Lourenço empossada como procurador­a titular

-

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público (CSMMP), Luís da Mota Liz, em representa­ção do presidente, Hélder Pitta Groz, conferiu, ontem, posse à nova titular da Procurador­ia-geral da República (PGR) na Huíla, Celma Moreira da Silva Lourenço, nomeada recentemen­te, em sessão plenária do CSMMP.

Com o acto de posse da procurador­a Celma Lourenço, quatro províncias passam a ter mulheres na chefia da PGR, designadam­ente Malanje, Bengo, Cuanza-norte e Huíla. A PGR na província do Moxico, entretanto, já foi dirigida por uma mulher.

Mota Liz considerou não ter sido uma escolha do acaso a nomeação de Celma Lourenço. Disse ter sido o resultado de um conjunto de actos combinados, em função do seu trabalho, dedicação, inteligênc­ia e entrega, que fizeram com que o colectivo reconheces­se em si capacidade de liderança.

O magistrado lembrou que a procurador­a vai conduzir a direcção de uma "província importantí­ssima, quanto a da Huíla", com grande valor económico e densidade populacion­al consideráv­el. Disse acreditar que Celma Lourenço coloque os interesses da instituiçã­o acima de qualquer interesse pessoal.

A nova procurador­a titular na Huíla agradeceu a oportunida­de e confiança em si depositada­s pela PGR e traduziu em duas palavras aquilo que considera essencial para o seu mandato: “força e saúde”.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar no salão nobre do Palácio da Justiça, em Luanda, e contou com as presenças do vice-procurador geral da República para a Esfera Militar, Filomeno Octávio, e dos procurador­es-gerais adjuntos Luciano Cachaca, Margarida Gonçalves, Pulquéria Van-dúnem, Pedro Mendes de Carvalho, Domingos Joaquim e outros membros do CSMMP.

 ?? DR ?? Magistrada traduziu em duas palavras o mandato: força e saúde
DR Magistrada traduziu em duas palavras o mandato: força e saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola