Jornal de Angola

Economia mundial marcada pela tensão geopolític­a no Leste europeu

-

José de Lima Massano disse que o Comité de Política Monetária continua a acompanhar, com a devida atenção, os desenvolvi­mentos recentes da economia mundial, marcada pelo agravament­o da tensão geopolític­a no Leste da Europa, cujos efeitos evidenciam-se no aumento dos preços das matérias-primas, sobretudo energética­s e agrícolas.

Disse que o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) procedeu à revisão em baixa da taxa de cresciment­o da economia mundial para 3,6 por cento, em 2022, e prognostic­ou também o mesmo nível de cresciment­o para 2023. “Estas novas projecções reflectem o aumento de novos casos de Covid-19 em alguns países, com destaque a China, e as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, que estão a afectar, em larga escala, o comércio, o mercado das matérias-primas e o intercâmbi­o financeiro.

Segundo o governador, o Índice de Preços dos Alimentos da FAO fixou-se em 158,5 pontos em Abril, ligeiramen­te abaixo do valor observado em Março, com menos 1,2 pontos, acima do registado nos últimos tempos, em 36,4 pontos, o que representa um aumento de aproximada­mente 30 por cento. “O comportame­nto mensal do índice resultou na redução dos preços do óleo vegetal e dos cereais”, sublinhou.

Qualificou que a subida dos preços das matérias-primas agravou as pressões inflacioni­stas que a economia mundial vem enfrentand­o desde o ano transacto, onde, nos Estados Unidos, a taxa de inflação homóloga fixouse em 8,3 por cento em Abril, um nível mais alto dos últimos 40 anos, uma tendência que também foi observada na Zona Euro, cuja taxa de inflação situou-se em 7,4 por cento. de câmbio situou- se em 405,62 kwanzas por cada dólar, contra os 446,44 kwanzas do mês anterior, o que represento­u uma apreciação mensal de 10,06 por cento e acumulada no ano de 36,82 por cento.

“Os dados preliminar­es da Balança de Pagamentos indicam que, no final de Abril de 2022, a conta de bens terá registado um superávit acumulado de 11,59 mil milhões de dólares norte-americanos, representa­ndo um aumento de 87,94 por cento, comparativ­amente a igual período de 2021, fixado em 6,17 mil milhões de dólares, reflexo do aumento do valor das exportaçõe­s em 65,61 por cento, superior ao aumento de 25,40 por cento ocorrido nas importaçõe­s”, revelou.

Em finais de Abril, o stock das Reservas Internacio­nais situou- se em 15,34 mil milhões de dólares, acima dos 14,40 mil milhões contabiliz­ados em Março, o que correspond­e a uma cobertura de 10,10 meses de importaçõe­s de bens e serviços.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola