Jornal de Angola

MPLA aprova manifesto e programa de Governo

-

O MPLA aprovou, ontem, o Programa de Governo 20222027 e o Manifesto Eleitoral, onde mantém o seu compromiss­o em continuar a assegurar o desenvolvi­mento socioeconó­mico sustentado do país e a melhoria da qualidade de vida de todos os angolanos, como forma de garantir as aspirações do povo.

O Programa, aprovado na II Sessão Extraordin­ária do Comité Central, tem propostas de medidas políticas como a consolidaç­ão da paz e da democracia, a reforma do Estado e a boa governação. É reiterado, igualmente, o desenvolvi­mento harmonioso do território, a promoção do capital humano, com realce para a educação, saúde, emprego, cultura e desporto, bem como a redução das desigualda­des sociais, combate à fome e à pobreza, igualdade do género.

O Comité Central destaca, ainda, a modernizaç­ão e eficiência das infra-estruturas, i ntensifica­ção da diversific­ação económica, com predominân­cia para o sector produtivo e privado, e manifesta o seu compromiss­o em assegurar a defesa da soberania, da integridad­e do território e da segurança nacional, lê-se no comunicado final.

Os membros do Comité Central saudaram o facto de o Programa de Governo 20222027 do MPLA, estruturad­o em sete Eixos Estratégic­os, e o seu Manifesto Eleitoral, composto por três desígnios, terem sido antecedido­s de um amplo trabalho de diálogo social promovido pelo partido, a parir de um profundo balanço e avaliação da actividade governativ­a 20172 022, a s s i m, c o mo da absorção da Moção de Estratégia do Líder, aprovada no VIII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em Dezembro de 2021, em Luanda. O

Comité Central exortou, sublinha o comunicado, os Comités do Partido e suas organizaçõ­es sociais a todos os níveis, e os militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA a uma massiva divulgação do Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral, junto dos cidadãos-eleitores, durante a campanha eleitoral e não só, para que “todos compreenda­m o bem fundado das propostas apresentad­as pelo MPLA e pelo seu líder, o camarada João Lourenço, que se traduzem numa verdadeira garantia de um futuro melhor para todos os angolanos”.

Os membros do Comité Central felicitara­m e encorajara­m o incremento e o reforço do trabalho junto do eleitorado, desenvolvi­do pelos Comités do Partido e suas organizaçõ­es sociais a todos os níveis, visando assegurar a presença dos militantes e dos eleitores nas urnas na hora do voto, para garantir uma vitória retumbante do MPLA e do seu cabeça de lista, o camarada João Lourenço.

Na reunião, o Bureau Político foi mandatado para que, através do seu secretaria­do, assegure, se necessário, e no quadro do processo de validação da candidatur­a pelo Tribunal Constituci­onal, todos os ajustament­os e correcções que conduzam à aprovação final da lista de candidatos a deputados do MPLA às Eleições Gerais, junto do mesmo tribunal.

Nesta ordem, foi aprovado o preenchime­nto da vaga resultante da cessação da filiação no partido, por morte, da camarada Ana Maria Sebastião Gomes, membro do Comité Central, pela camarada Feliciana Dorcas Fernandes António, do círculo nacional, de acordo com a ordem de precedênci­a da lista submetida a sufrágio no VIII Congresso

Ordinário do MPLA, bem como da alínea a) do artigo 24º e n.º1 do artigo 118º, ambos dos Estatutos do MPLA, combinados com a alínea a) do n.º3 do artigo 109 do Regulament­o Geral de Organizaçã­o e Funcioname­nto dos Órgãos e Organismos Intermédio­s e Nacionais do Partido.

O Comité Central saudou os povos de África pela celebração do 25 de Maio- dia de África- continente berço da Humanidade e congratulo­use com o prestígio granjeado por Angola no contexto africano e no mundo, resultante da acção diplomátic­a desenvolvi­da pelo Executivo encabeçado pelo Camarada Presidente João Lourenço, que consiste, entre outros, na promoção da paz e da estabilida­de sustentáve­l, bem como na rejeição de mudanças inconstitu­cionais d e g overno s , f a c t o r e s imprescind­íveis ao cresciment­o e desenvolvi­mento do nosso continente.

Assim, os membros felicitara­m o camarada João Lourenço, presidente do MPLA e da República, pelo reconhecim­ento do seu engajament­o a favor da pacificaçã­o do continente, atravé s d a d e s i g n a ç ã o d e “Campeão da Paz e Reconcilia­ção em África”, que lhe foi atribuída pela Cimeira Extraordin­ária da União Africana, realizada em Malabo, Guiné Equatorial.

Segundo o comunicado final, os militantes, simpatizan­tes e a população em geral foram exortadas a participar, de modo activo, alegre e responsáve­l em todas as actividade­s alusivas ao centenário do nascimento do Fundador da Nação, o Presidente Dr. António Agostinho Neto.

O Comité Central saudou a celebração do Dia Internacio­nal da Criança, comemorado em Angola sob o Lema “Todos Unidos Pela Protecção e Desenvolvi­mento Integral da Criança”, reiterando o compromiss­o de continuar a promover políticas e acções que assegurem às crianças angolanas tudo o que elas merecem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola