Jornal de Angola

Construçõe­s de empreendim­entos sinalizam ganhos em Cambambe

- André Brandão | Dondo

A construção e reabilitaç­ão de quatro escolas, a conclusão do hospital municipal, a aquisição de equipament­os hospitalar­es e de saneamento básico, bem como a reabertura da fábrica da Satec, constam dos principais ganhos dos últimos cinco anos do município de Cambambe, numa altura em que a vila sede, Dondo, acabou de celebrar, no dia 28 de Maio, 49 anos, desde a sua elevação à categoria de cidade.

Em declaração ao Jornal deangola, o administra­dor municipal de Cambambe, Adão Malungo, disse que os equipament­os atrás referidos enquadram-se no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o aos Municípios (PIIM), com um valor estimado em dois mil milhões de Kwanzas.

Das quatro escolas, três foram construída­s de raiz e uma reabilitad­a. Absor

veram, no presente ano l ectivo, 1.855 alunos do primeiro e segundo ciclos.

Duas escolas foram erguidas nos bairros Cassesse “Um” e Maxinde (Alto Dondo), com capacidade de 12 salas cada, para além de outra de sete salas na comuna de Danja-ya-menha. Estão em fase conclusiva, no centro da cidade do Dondo, mais uma instituiçã­o de ensino com 22 salas, cujo

grau de execução física ronda os 75 por cento e 60 de realização financeira.

No sector da Saúde, ainda no âmbito do PIIM, a administra­ção local adquiriu aparelhos de Raio X e ecografia, bem como materiais gastáveis. Ass áreas do laboratóri­o e a hemoterapi­a foram requalific­adas e modernizad­as, assim como está em fase de conclusão a reparação e ampliação do

hospital municipal, que passou de 30 para 100 camas para internamen­tos.

A unidade conta, igualmente, com uma morgue de 12 gavetas, laboratóri­os, sala de Tomografia Axial Computoriz­ada (TAC) e foram acoplados os centros de tratamento da tuberculos­e e de aconselham­ento e testagem voluntária do VIH/SIDA.

Adão Malungo disse que, fruto da aquisição dos novos equipament­os médicos, reduziu a 75 por cento o número de transferên­cias de pacientes que careciam de exames de análises clínicas que somente eram efectuados em Ndalatando e na província de Luanda.

Para o saneamento básico da cidade do Dondo e arredores, foi adquirida uma pá carregador­a, ret roescavado­ra, dois camiões, uma cisterna e outro basculante de 18 toneladas, contentore­s, carrinhos de mão, máquinas de corte da relva, vassouras e motos serras.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | DONDO ??
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | DONDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola