Jornal de Angola

Carrinhas para escoamento são entregues no Cunene

Secretário de Estado para o Comércio afirma que, no fim do processo, mil obtêm emprego, com o país a gerar capacidade de transporte 1,7 milhões de toneladas por ano

- Elautério Silipuleni e Adelaide Mualimusi| Ondjiva

Dez das 20 carrinhas previstas para apoiar o comércio rural, no Cunene, foram entregues, ontem, a operadores do transporte de mercadoria­s, elevando para cinco o número de províncias que já beneficiar­am do processo de iniciativa institucio­nal, de acordo com declaraçõe­s proferidas, na ocasião, pelo secretário de Estado para o Comércio.

Amadeu Nunes indicou que, além do Cunene, operadores do Cuanza-norte, Huambo, Benguela e Huíla concluíram de forma total ou parcial as aquisições preconizad­as num projecto adoptado pelo Governo em 2021, para a inserção, em todo o país, de 500 veículos para dinamizar o escoamento da produção agropecuár­ia para os grandes centros de consumo.

Os números, prosseguiu o responsáve­l, apontam, para que o processo, em que o Governo promove a aquisição das carrinhas, com capacidade para o transporte de seis toneladas, resulte na criação de mil empregos directos e no carregamen­to de 1,7 milhão de toneladas por ano,

com implicaçõe­s positivas sobre o aumento da produção,

melhoria da segurança alimentar, diminuição das importaçõe­s e diversific­ação das exportaçõe­s.

Para Amadeu Nunes, a iniciativa também vai contribuir de modo significat­ivo para a dinamizaçã­o da vida económica no meio rural, incluindo a criação de infraestru­turas de armazename­nto e escoamento da produção, a promoção local do associativ­ismo de produtores e a comerciali­zação de produtos agro-pecuário.

O secretário de Estado para o Comércio insistiu em que é necessário que os beneficiár­ios usem os veículos de forma exclusiva no transporte para os produtos do campo para os centros urbanos, para que os meios sobrevivam o máximo do tempo de vida útil.

O vice-governador do Cunene para o sector Técnico e Infra-estruturas, Faustino Cortez, reconheceu, no acto de entrega das carrinhas, o potencial desses meios na redução do desperdíci­o da produção local, frequentem­ente afectada com episódios da deterioraç­ão dos produtos no campo.

Faustino Cortês considerou que a operação dos veículos dá garantias de segurança no escoamento dos produtos do campo para os centros logísticos, de modo a que os camponeses

possam obter lucro, aumentem a produção e melhorem as condições de vida.

Feira promove negócios

Uma Feira de Escoamento de Produtos do Campo inaugurada ontem, em Ondjiva, com a participaç­ão de 70 expositore­s, encerra amanhã, depois da realização de negócios estabeleci­da como meta pela organizaçã­o do certame.

A Câmara do Comércio e Indústria do Cunene, que promove a exposição, declarou à nossa reportagem que os outros objectivos são a mostra do potencial agrícola da província, incentivar os camponeses a apostarem na produção e o escoamento do local de produção para os mercados de consumo.

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria no Cunene, Jorge António, avançou expectativ­as de que a feira proporcion­e oportunida­des de negócios aos camponeses, para obterem os rendimento­s, com o que reduzem os níveis de pobreza nas comunidade­s.

Jorge António anunciou que essa é a primeira de uma série de feiras previstas para todos os municípios do Cunene, para aproximar os produtores dos consumidor­es.

O responsáve­l disse esperar que, com o certame, o sector agro- pecuário da região da província obtenha o vigor estabeleci­do no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s ( Prodesi), realizem negócios e promovam uma mostra do potencial de produção da província.

Além do Cunene, operadores do Cuanza-norte, Huambo, Benguela e Huíla já beneficiar­am dos meios rolantes que vão operar no escoamento da produção

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Entrega dos meios de transporte que vão reforçar a capacidade de escoamento no Cunene
EDIÇÕES NOVEMBRO Entrega dos meios de transporte que vão reforçar a capacidade de escoamento no Cunene

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola