Jornal de Angola

Detidos vietnamita­s acusados de pesca ilegal

- André da Costa

Pelo menosquatr­o indivíduos, de nacionalid­ade vietnamita, com idades compreendi­das entre os 40 e 60 anos, foram detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de estarem a exercer a actividade de pesca ilegal.

Detidos no âmbito da “Operação Kianda”, os cidadãos estrangeir­os foram apanhados a pescar numa área destinada a cidadãos nacionais e a usar material industrial para a captura do pescado, contrarian­do as normas marítimas.

O porta-voz da Polícia Nacional, subcomissá­rio Mateus Rodrigues, disse ontem, na Unidade Fiscal Marítima, em Luanda, que, além dos quatro vietnamita­s, foi, também, detido um angolano por omissão e auxílio à imigração ilegal, tendo dado guarita a estrangeir­os e prestar serviço na sua empresa.

A par disso, Mateus Rodrigues, ao explicar que a operação visou o patrulhame­nto das águas sob jurisdição nacional “Baía de Luanda”, referiu que os marinheiro­s detidos residiam em Angola de forma ilegal.

A referida operação na orla marítima visou prevenir e combater os roubos, furtos e outros actos delituosos, atendendo , igualmente, o clamor dos pescadores que se queixavam de muitas ilegalidad­es praticadas por estrangeir­os.

As acções operaciona­is, salientou, incidiram sobre a zona Norte da Baía de Luanda, com destaque para praias de Cacuaco, Ilha de Luanda, Samba e Mussulo.

Mateus Rodrigues revelou que f oram apreendida­s durante a operação, que decorreu entre os dias 26 e 28 do mês passado, 33 embarcaçõe­s, das quais 30 por violação das normas marítimas e três por violação das regras das pescas.

O porta-voz informou, ainda, que a operação deveuse pelo facto das referidas embarcaçõe­s terem sido encontrada­s a navegar sem documentaç­ão a bordo.

O subcomissá­rio Mateus Rodrigues fez saber que os processos- crime f oram remetidos para a Capitania do Porto de Luanda, onde decorrem os trâmites legais.

A “Operação Kianda” foi realizada conjuntame­nte por órgãos do Ministério do Interior e dos Transporte­s, assim como outras entidades que actuam na orla marítima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola