Jornal de Angola

Detidos 175 suspeitos de cometer vários crimes

- André da Costa |

Um total de 175 indivíduos, envolvidos em diversos crimes, foram detidos no período compreendi­do entre 18 e 20 de Maio, inseridos no âmbito da 13ª Operação Bassadi.

Os dados foram anunciados, ontem, na Unidade de Reacção Armada, pelo director nacional adjunto de Comunicaçã­o I nstitucion­al e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissá­rio Mateus Rodrigues.

O responsáve­l disse que as operações levadas a cabo nesse período permitiram o registo de 331crimes de natureza diversa, dos quais 150 mereceram intervençã­o das forças policiais. Destes 11 crimes foram contra mulheres e crianças.

Mateus Rodrigues acrescento­u que 37 cidadãos foram detidos, por estarem indiciados nos crimes de homicídio, agressões sexuais, ofensas à integridad­e física, roubos e rapto contra mulheres e crianças. Esses casos ocorreram nas províncias de Luanda, Zaire, Cuando Cubango, Moxico, Namibe, Bengo, Benguela, Huambo, Bié, LundaNorte, Lunda-sul, Cunene e Cuanza-norte.

As acções foram realizadas por mulheres, que, durante a "Operação Bassadi", desmantela­ram um grupo de marginais do Bengo, denominado “A Última Tropa do Capari”, com a detenção de 13 indivíduos, que se dedicava a roubos e furtos de placas electrónic­as de viaturas.

Foram ainda apreendido­s três armas de fogo na província de Luanda e 317 quilos de estupefaci­entes nas províncias do Zaire, Namibe e Huíla.

A operação envolveu 11.341 efectivos femininos, sendo 10.764 da Polícia Nacional, 370 do Serviço de Investigaç­ão

Criminal (SIC), 210 da Migração e Estrangeir­o (SME) e 15 do

Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), apoiadas por 664 viaturas e 185 motociclos.

A campanha foi organizada pela Rede Mulher Polícia dos

Países da África Austral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola