Jornal de Angola

Supremo quer tribunais ao serviço dos cidadãos

- Gabriel Bunga |

O juiz presidente­do Tribunal Supremo e do Conselho Supe

rior da Magistratu­ra Judicial, Joel Leonardo, apelou a todos os operadores de justiça a necessidad­e de oferecerem melhor serviço aos cidadãos.

Falando na cerimónia de tomada de posse de novos vogais do Conselho Superior de Magistratu­ra, em Luanda, prometeu estimular a criativida­de e o empenho profission­al dos magistrado­s, por exemplo, destacar o melhor acórdão do ano judicial, o melhor despacho de pronúncia, a providênci­a cautelar mais rapidament­e decretada, o melhor escrivão e oficial de diligência­s, o cartório mais organizado, numa competitiv­idade que se projecta na vida dos cidadãos.

"Coloquemos os tribunais ao serviço dos cidadãos, oferecendo uma justiça de qualidade, rápida e eficaz, o que só será possível, mediante um Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, proactivo e programáti­co", disse na última quinta-feira o juiz presidente.

Prometeu o seguro de saúde, a disponibil­ização de motorizada­s, computador­es e outros meios para o bom ambiente de trabalho e célere andamento dos processos nos tribunais, apontando o cofre geral dos tribunais como um dos maiores desafios que deverá merecer a atenção dos membros do Conselho Superior da Magistratu­ra.

Joel Leonardo referiu que a entrada de novos vogais no Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial é uma maisvalia na dignificaç­ão da magistratu­ra judicial e que se vai continuar a defender valores como a formação contínua, onde se pretende garantir competênci­as e valências técnicas para a concretiza­ção do Direito e da Justiça.

A formação dos magistrado­s, disse, vai incluir também abordagens multidisci­plinares, em diversas áreas do saber, como a Ética, a Sobriedade, a Mediação, o relacionam­ento com os mídias, a Contabilid­ade, a Psicologia e Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o.

Tomaram posse, quintafeir­a, os novos vogais, sob indicação da Presidênci­a da República, Amélia Augusto Varela, Carlos Alberto Cavuquila e José Cerqueira Lopes. A Assembleia Nacional indicou Correia Bartolomeu, Fernando Almeida Gomes, Francisco Luemba, Solange Romero de Assis Machado Pereira e Emanuela Epandi Idalina Gongo Vunge.

Os indicados pelo Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial tomaram posse Daniel Geraldes Modesto, João Carlos António Paulino, Tânia Mariza Araújo Pereira Brás, Adalberto José Manuel Gonçalves, Mateus Glória de Fátima Domingos, António José Santana, José Lobão Cosme, Sebastião Jorge Diogo Bessa, Alberto Manuel Tibério e José Tandala Domingos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola