Jornal de Angola

Nito Alves e Sianuck vão hoje a enterrar

-

Os restos mortais de Alves Bernardo Baptista “Nito Alves”, Jacob João Caetano “Mostro Imortal”, Arsénio José Lourenço Mesquita “Sianuk” e Ilídio Ramalhete, vítimas do 27 de Maio de 1977, vão a enterrar, hoje, no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

De acordo com uma nota da Comissão de Reconcilia­ção em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), as cerimónias de homenagem a estes oficiais generais e superiores terão início às 05h30, com a saída dos restos mortais da Morgue Militar em cortejo f únebre para o Quartel General do Exército.

De seguida, quando forem 07h00, terá lugar a realização de uma missa neste local (Quartel General do Exército), onde os corpos permanecer­ão em câmara ardente.

O programa prevê o início do velório às 09h00, com a deposição de uma coroa de flores, a que se seguirão a entoação do hino nacional, pronunciam­ento da família, homenagem dos titulares dos órgãos de soberania, partidos políticos, órgãos de Defesa e Segurança e Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria.

Quando forem 11h00, os restos mortais seguirão em cortejo rumo ao Cemitério do Alto das Cruzes.

A cerimónia tem lugar após várias fases deste processo, que se iniciou com a entrega de certidões de óbitos às famílias, localizaçã­o dos corpos, exames de ADN e entrega dos restos mortais, noticia a Angop.

Criada por Decreto Presidenci­al, em Abril de 2019, a Comissão de Reconcilia­ção em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), tem por missão elaborar um plano geral de homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos em Angola, no período de 11 de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002.

A CIVICOP é presidida pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, e integra representa­ntes de vários departamen­tos ministeria­is, como o da Defesa, Interior, Saúde, Telecomuni­cações Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Restos mortais de “dirigentes” já estão em posse das famílias
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Restos mortais de “dirigentes” já estão em posse das famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola