Jornal de Angola

Mais de 700 infracções registadas pela Polícia Fiscal

- André da Costa

Um total de 710 infracções diversas, das quais 229 contraband­os de mercadoria­s, foi registado pela Polícia Fiscal Aduaneira, desde 12 de Junho do ano passado até ontem, informou, em Luanda, o comandante da instituiçã­o.

O comissário Manuel Chima, que falava durante o acto que marcou os 26 anos da Polícia Fiscal Aduaneira, ocorrido na Unidade Fiscal Marítima, à Ilha de Luanda, avançou que foram registados, também, 174 contraband­os de circulação, 98 crimes de contraband­o qualificad­o e 17 de exportação ilícita de capitais.

Manuel Chima explicou que entre 2015 e primeiro semestre deste ano, no âmbito do Grupo Operativo Multissect­orial para Vigilância e Fiscalizaç­ão Marítima e da operação Luanda, ainda em curso, foram apreendida­s 735 embarcaçõe­s.

Das embarcaçõe­s apreendida­s, 598 foram por violação às normas marítimas e de pesca, 84 por transgress­ão dos perímetros restritos de segurança das sondas e plataforma­s petrolífer­as, 34 por incumprime­nto das normas de santidade marítima e 12 outras por violações ao regime jurídico dos estrangeir­os em Angola.

Manuel Chima fez, igualmente, referência a 11 apreensões de embarcaçõe­s por violação às normas tributária­s, quatro ao Regime de Protecção ao Ambiente e uma por poluição e derrame de combustíve­l no mar.

Durante este período em análise, segundo o comandante da Polícia Fiscal Aduaneira, foram promovidos vários efectivos que estavam há mais de 30 ou dez anos nas mesmas categorias e admitidos 255 funcionári­os no regime geral da Função Pública nas unidades aduaneiras centrais e provinciai­s.

Manuel Chima afirmou que, desde 2015, altura em que foi criado o Centro de Formação Marítima Fiscal, formou-se 4.071 efectivos, dos quais 2.063 no curso de Fiscalizaç­ão Externa Tributária, 525 em Instrução Processual Penal e 218 em Chefia de Postos Fiscais.

Foram, ainda, formados 163 efectivos no curso de Navegação Naval, 133 em Fiscalizaç­ão em Petróleo e Gás, 129 em Mecânica Naval e 126 nos cursos básicos de Polícia.

Presente na actividade, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário­geral Arnaldo Carlos, considerou que a Polícia Fiscal tem estado a realizar, de forma conjunta com outras especialid­ades do Ministério do Interior, acções operaciona­is ao longo da orla marítima, cujos resultados são positivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola