Jornal de Angola

Buahri promete eleições livres e transparen­tes

-

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu, ontem, que as eleições gerais marcadas para 2023 serão "livres, seguras e transparen­tes".

"Sei que muitos estão preocupado­s com o aumento da inseguranç­a devido às actividade­s terrorista­s em algumas partes do país. O Governo está a trabalhar duro para garantir que as eleições gerais de 2023 sejam seguras", disse Buhari, num discurso transmitid­o na televisão local por ocasião de mais um aniversári­o do Regresso à Democracia ao país

"Compatriot­as nigerianos, o vosso direito de escolher o vosso Governo será preservado e protegido", acrescento­u .

Numa altura em que os principais partidos já apresentar­am candidatos para as presidenci­ais, o Chefe de Estado lançou um apelo à unidade: "Devemos manter uma atitude razoável durante a campanha e as eleições. Este momento não deve ser interpreta­do como "fazer ou morrer". Em democracia o povo tem de expressar a sua vontade. Deve haver vencedores e vencidos", sublinhou Buhari.

Sob críticas por um histórico considerad­o catastrófi­co, Muhammadu Buhari, está a terminar o segundo mandato e não poderá concorrer por força da Constituiç­ão.

Após anos de ditaduras militares, a Nigéria voltou à democracia em 1999, embora persistam problemas de inseguranç­a, pobreza extrema, corrupção endémica e clientelis­mo.

O país é palco de uma insurgênci­a jihadista há mais de 10 anos nas regiões Centro e Nordeste. Maior economia da África, a Nigéria está abraços com as consequênc­ias da guerra na Ucrânia, essencialm­ente devido à falta de alimentos.

Libertados 11 reféns

Os sequestrad­ores que atacaram um comboio na região de Kaduna, no dia 28 de Março, libertaram, ontem, 11 dos 62 passageiro­s que os mantinham como reféns, após 75 dias em cativeiro, informou, ontem, a imprensa local.

A libertação é o resultado de negociaçõe­s "intensas" entre o Governo e os "terrorista­s", disse um porta-voz do Executivo, Malam Tukur Mamu, citado pelo diário nigeriano "A Nação".

Durante o referido ataque ao comboio, que fazia o trajecto entre Abuja e Kaduna, e transporta­va 300 pessoas, nove morreram .

 ?? DR ?? Presidente nigeriano cumpre o segundo e último mandato
DR Presidente nigeriano cumpre o segundo e último mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola