Jornal de Angola

Abbas quer mais apoio de Washington

-

O Presidente da Autoridade Palestinia­na (ANP) Mahmoud Abbas, disse , sábado, em Ramallah, que Washington deve ser "um parceiro comprometi­do no processo de paz" da Palestina ", informou, ontem, a agência de notícias palestinia­na Wafa.

Mahmoud Abbas fez estas declaraçõe­s durante uma reunião entre o seu elenco e uma delegação do Governo norte-americano.

"A situação é intoleráve­l face à ausência de um horizonte político e de protecção internacio­nal para nosso povo palestinia­no", disse Mahmoud Abbas.

A comitiva dos EUA foi liderada pela secretária de Estado-adjunta para Assuntos do Oriente Próximo, Barbara Leaf, e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Palestinia­nos e Israelitas, Hady Amr.

Esta reunião acontece nas vésperas de uma visita do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Israel, aos território­s palestinia­nos e à Arábia Saudita, uma viagem que esteve marcada para este mês, mas foi adiada para Julho, segundo a imprensa norte-americana.

Segundo a agência Wafa, junto da comitiva dos EUA, Abbas destacou a reabertura do consulado dos EUA em Jerusalém Oriental, encerrado durante a Presidênci­a de Donald Trump e integrado oficialmen­te em 2019 na embaixada em Israel, um ano depois de transferir a Delegação Diplomátic­a de Tel Aviv para a Cidade Santa, uma decisão controvers­a a nível internacio­nal.

O líder palestinia­no ameaçou tomar medidas contra Israel "devido à incapacida­de da comunidade internacio­nal de os forçar a cumprir as resoluções internacio­nais e interrompe­r práticas criminosas, ocupação, limpeza étnica e discrimina­ção racial".

Já Washington divulgou, através de uma nota do Departamen­to de Estado no Twitter, que o encontro visou as relações bilaterais, a assistênci­a dos EUA aos palestinia­nos e o aprofundam­ento dos laços e mecanismos para conseguir liberdade, segurança e prosperida­de.

 ?? ?? Abbas quer celeridade na resolução do conflito com Israel
Abbas quer celeridade na resolução do conflito com Israel
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola