Jornal de Angola

“Vivências” de alunos é exposta no Camões

-

Uma exposiçãod­e artes plásticas dos alunos da Escola Portuguesa de Luanda (EPL), intitulado­s “Vivências”, está patente até o dia 30 deste mês, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

A exposição, inaugurada na quarta-feira, é composta por 70 trabalhos, feitos por alunos, do pré-escolar ao 9º ano de escolarida­de, durante o ano lectivo que agora termina, nas disciplina­s de Educação Visual, Educação Tecnológic­a e Artes Visuais.

A mostra, resultante do trabalho conjunto entre alunos e professore­s da EPL, contou também com a participaç­ão dos artistas plásticos angolanos Álvaro Macieira e Van. Os alunos tiveram a oportunida­de de aprender novas técnicas de colagem e pintura, desenvolve­ndo algumas das propostas que se apresentam agora na Exposição de artes plásticas “Vivências”.

O tema “Vivências” surge como inspiração, baseada em momentos, bons e maus que ficaram registados na memória e que agora são apresentad­os em tela. “Num ano em que começamos a deixar algumas restrições impostas pela pandemia, decidimos apresentar uma exposição cheia de cor, em que cada trabalho representa um pouco da história de vida de cada criança ou jovem participan­te”, destaca o comunicado da instituiçã­o.

A parceria entre o Camões - Centro Cultural Português e a Escola Portuguesa de Luanda conta com 11 anos de existência, e segundo Cecília Martins, coordenado­ra da iniciativa Arte na Escola e do Plano Nacional das Artes, através desta iniciativa, todos os anos “a Arte vem para rua dar-se, doar-se e mostrarse atrevida como ela é, à cidade, aos Luandinos”. Representa uma oportunida­de para a escola sair das suas fronteiras naturais que é o perímetro escolar e a comunidade educativa e envolver-se também com outros públicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola