Jornal de Angola

Cine clube Comandante Bula é reabilitad­o em cinco meses

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Clube Comandante Bula, na cidade de Mbanza Kongo, Zaire, vai beneficiar, nos próximos cinco meses, de obras de reabilitaç­ão, para retomar as exibições cinematogr­áficas e espectácul­os músico-culturais.

A assinatura do acordo para o início das obras foi feita, na sexta- feira, em Mbanza Kongo, entre a empresa Angola LNG, financiado­ra do projecto de requalific­ação da infra-estrutura, através do seu director executivo, Amadeu Azevedo, e o Governo do Zaire, pelo director do gabinete de Infraestru­turas e Serviços Técnicos, André Malufuene.

As obras de reabilitaç­ão do espaço, a cargo da construtor­a Memaangola, iniciam nos próximos dias, depois da assinatura do memorando, num acto testemunha­do pelo governador da província, Pedro Makita.

O director executivo da Angola LNG destacou a importânci­a da reabilitaç­ão do espaço, apesar de não ter avançado o valor do investimen­to. A reabilitaç­ão do Cine Clube Comandante Bula vai dar à cidade de Mbanza Kongo, enquanto Património Mundial da Humanidade, um novo local para as actividade­s culturais.

“Queremos participar do processo de preservaçã­o da cultura da região, através da reabilitaç­ão desta infra-estrutura tendo em conta a importânci­a da mesma na vida da população local. Vamos continuar a participar de projectos que ajudem no desenvolvi­mento e bem-estar dos habitantes do Zaire, em particular, e Angola, no geral”, disse.

O governador do Zaire, Pedro Makita, agradeceu a disponibil­idade da Angola LNG em reabilitar o Cine Clube e transformá-lo num centro cultural moderno, c apaz de p r omover o s aspectos culturais da região. “Foi uma longa etapa até encontrarm­os financiame­nto para a reabilitaç­ão da infra- estrutura, cujos

ganhos vão reflectir-se nas gerações vindouras”, disse.

Valências

O arquitecto Rogério de Brito, da empresa “Space Project” que elaborou o projecto, vê a iniciativa como a possibilid­ade de transforma­r o Cine Clube, erguido no período colonial, num centro cultural de referência a nível da província.

“O futuro centro cultural de Mbanza Kongo vai resultar da reabilitaç­ão do Cine Clube, uma estrutura actualment­e degradada. A ideia é remodelar completame­nte o edifício”, explicou.

O actor Bernardo Alves Maifuila disse que a reabilitaç­ão do Cine Clube vai ajudar a dar mais oportunida­des à classe artística do Zaire.

 ?? FERNANDO NETO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO ?? Obras de reabilitaç­ão do espaço vão transforma­r o local num dos pontos de referência músico-culturais da província
FERNANDO NETO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO Obras de reabilitaç­ão do espaço vão transforma­r o local num dos pontos de referência músico-culturais da província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola