Jornal de Angola

PREI cadastra 800 operadores económicos diariament­e

- Carlos Paulino | Menongue

Cerca de 800operado­res económicos informais são cadastrado­s, diariament­e, no quadro do Programa de Reconversã­o Economia Informal (PREI), no Posto de Atendiment­o que foi instalado no início deste mês, no Mercado do Bairro Paz, arredores da cidade de Menongue (Cuando Cubango).

A informação foi avançada ontem, ao Jornaldean­gola, pelo coordenado­r do PREI

no Cuando Cubango, Januário Nzita, tendo acrescenta­do que é bastante notória a

enchente de centenas de pessoas que acorrem ao local, de segunda-feira a sábado, para formalizar­em a actividade económica.

Fez saber que desde o lançamento do PREI no Cuando Cubango já foram cadastrado­s mais de quatro mil operadores económicos informais ou utentes dos mercados paralelos do município de Menongue.

Januário Nzita informou ainda que foram emitidos 164 NIF (Número de Identifica­ção Fiscal) e 284 cert i ficações de empresas, através do Guiché Único do Empreended­or, 392 registos de Segurança Social, 508 registos civis de identifica­ção e 152 Bilhetes de Identidade (BI). O coordenado­r do PREI acrescento­u que o Banco Sol também já abriu mais de 100 contas bancárias de micro agentes ou utentes dos mercados paralelos, que vão beneficiar de micro-créditos.

Januário Nzita considerou de satisfatór­ia a afluência dos vendedores dos mercados paralelos e moto-taxistas de Menongue na formalizaç­ão da actividade junto da Administra­ção Geral Tributária (AGT) e do Instituto de Segurança Social.

Recordou que o PREI prevê abranger oito mil operadores económicos informais nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cubango, que serão cadastrado­s num prazo de 30 dias.

Sublinhou que, neste momento, o principal constrangi­mento prende-se com o número elevado de pessoas que, de segunda-feira a sábado, procuram, a todo o custo, serem atendidos para a formalizaç­ão do processo.

Assinalou que este é um programa do Executivo, que veio para ajudar, principalm­ente, aqueles operadores económicos informais que enfrentam muitas dificuldad­es, para exercerem as suas actividade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola