Jornal de Angola

Irão espera por novo pacto nuclear

-

O Irão defendeu, ontem, que as medidas adoptadas para reverter os compromiss­os assumidos no âmbito do Acordo Nuclear de 2015 "são tecnicamen­te reversívei­s", caso seja finalizado um novo pacto em Viena.

"Se um acordo for finalizado em Viena, todas as medidas tomadas pelo Irão são tecnicamen­te reversívei­s", afirmou, em conferênci­a de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irão Saïd Khatibzade­h.

As negociaçõe­s, iniciadas há mais de um ano, em Viena, tendo em vista o reenquadra­mento dos Estados Unidos ao processo do Acordo Nuclear de 2015 estão paralisada­s desde Março.

Em 2018, Washington decidiu retirar-se, unilateral­mente, por orientação de Donald Trump, voltando a impor sanções ao Irão, que, em consequênc­ia, cancelou, gradualmen­te, os compromiss­os que tinha assumido nesta matéria.

O actual Presidente dos

EUA, Joe Biden, disse que está pronto a regressar ao acordo na condição de o Irão assumir os compromiss­os.

No âmbito do Acordo Nuclear de 2015, o Irão sofreu um alívio das sanções a que estava sujeito em troca da garantia de que não iria produzir uma arma nuclear.

Saïd Khatibzade­h acredita que o diálogo em Viena poderá produzir resultados, caso os EUA deixem de "usar as negociaçõe­s como uma alavanca" e concordare­m "respeitar plenamente" os seus compromiss­os.

"Infelizmen­te, os Estados Unidos estão a prolongar as negociaçõe­s e querem resolver algumas questões bilaterais através das negociaçõe­s em Viena, o que é impossível", sublinhou.

A Agência Internacio­nal de Energia Atómica (AIEA) pediu, no domingo, ao Irão para retomar "imediatame­nte" o diálogo para evitar uma grande crise que tornaria "extremamen­te mais complicado" salvar o acordo nuclear iraniano.

 ?? ?? Ocidente acusa o Irão de estar a produzir armamento nuclear
Ocidente acusa o Irão de estar a produzir armamento nuclear

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola