Jornal de Angola

Autoridade­s de Pequim impõem novas restrições após surto em bar

- DR

Um distrito de Pequimrepô­s as aulas 'online' e centenas de bairros foram bloqueados na capital chinesa, face a um novo surto de Covid-19 ligado a um bar, enquanto novas restrições foram também impostas em Xangai.

A muito contagiosa variante Ómicron está a obrigar as autoridade­s chinesas a impor medidas cada vez mais extremas, para salvaguard­ar a estratégia de ‘zero casos’, assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

Um consultor português radicado na capital chinesa, que prefere não ser identifica­do, disse à agência Lusa que o seu bairro foi bloqueado, pela segunda vez no espaço de menos de um mês, após alguns moradores terem sido considerad­os contactos directos de casos confirmado­s.

O condomínio, situado na zona Oeste de Pequim, é composto por 12 prédios e abriga mais de cinco mil pessoas.

Vídeos partilhado­s com a Lusa mostram um grupo de moradores a pedir explicaçõe­s às autoridade­s, que se limitaram a explicar que há muitos jovens no condomínio que frequentam o bar de Pequim associado ao novo surto.

Um total de 166 casos foram vinculados ao bar Heaven Supermarke­t, próximo do Estádio dos Trabalhado­res, onde está concentrad­a a vida nocturna na cidade, depois de uma pessoa infectada ter visitado o local, na quintafeir­a. Destes, 145 eram clientes, enquanto os restantes eram funcionári­os, ou pessoas com quem os clientes tiveram contacto posteriorm­ente.

Toda a área, juntamente com o complexo comercial de Sanlitun adjacente, foi encerrada até novo aviso.

O surto levou as autoridade­s do extenso distrito de Chaoyang a repor o ensino 'online'. Os eventos desportivo­s na cidade também foram suspensos. Chaoyang ordenou testes diários em massa, com longas filas a formarem-se e tempos de espera muitas vezes superiores a duas horas.

Em Xangai, 502 pessoas foram classifica­das como contactos directos de três casos, diagnostic­ados em 9 de Junho, entre os clientes do Salão de Beleza Red Rose.

Os contactos directos vêm de 15 distritos da cidade, que têm 25 milhões de pessoas, provocando as primeiras restrições em larga escala, desde que o bloqueio chegou ao fim no início de Junho.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola