Jornal de Angola

Governo reitera apoio aos campeões nacionais

- Tatiana Marta / Huambo

Os vinte e cinco jogadores da equipa do Misto do Huambo, vencedora do Campeonato Nacional de futebol para amputados, foram recebidos , ontem, no salão nobre do Palácio do governo provincial, pelo vice-governador para infra-estruturas, Elmano Francisco.

O governante reiterou o apoio aos penta - campeões de futebol para amputados para prolongare­m as emoções e a satisfação do povo. De acordo com o vice-governador, o Governo do Huambo vai continuar a apoiar para colmatar as diferenças de verbas entre os atletas portadores de deficiênci­a e os olímpicos. “Esta é a articulaçã­o e o caminho que fizemos com o Comité Paralímpic­o Angolano, para que possa dar oportunida­de de continuar neste caminho de equidade e convergênc­ia, de modo a fazerse como tem de ser”, disse.

Elmano Francisco disse ainda que o triunfo obtido pelo Misto do Huambo valoriza o esforço desenvolvi­do por diferentes estruturas do Governo com vista a reinserção dos cidadãos com deficiênci­a. “Permitam-me em nome do Governo provincial, agradecer pela vossa quinta conquista no Campeonato Nacional de futebol para amputados, que contribui para o aumento do número de participan­tes no desporto adaptado", disse.

O Misto, mais uma vez campeã nacional, é integrado quase na totalidade por jovens que perderam os membros, incentivan­do assim os outros que se encontram no anonimato. “Vivas e felicitaçõ­es aos valorosos integrante­s do Misto que se bateram heroicamen­te no Bié, percurso vitorioso que os resultados e as estatístic­as confirmam de modo inequívoco”, referiu o governante.

O responsáve­l do desporto adaptado no Huambo, Jaime Chilala, disse na ocasião ser importante que haja mais condições materiais para que atletas, treinadore­s e federações possam desenvolve­r melhor o seu trabalho. “O

desporto paralímpic­o a nível da província está com uma dinâmica de grande desenvolvi­mento. Por isso, pedimos apoio e atenção dos governante­s”, disse.

O dirigente acrescento­u que al ém da equipa, o Huambo recebeu outras distinções, como a de melhor árbitro, atribuída a Agostinho Martins, melhor goleador, Hélder Gomes, e melhor guarda- redes, Laurindo Lucamba. O Campeonato Nacional de Futebol para amputados disputou-se na cidade do Cuito, província do

Bié, de 4 a 10 do mês em curso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola