Jornal de Angola

Instituto de Sangue recebe USD 19 milhões

- Kátia Ramos

Os bancosde sangue do país, através do Instituto Nacional (INS), beneficiar­am de um investimen­to do Executivo, no valor de 19 milhões de dólares, para a aquisição de equipament­os e melhorar a prestação de serviços.

A directora-geral do Instituto Nacional de Sangue, Deodeth Machado, que falava, em Benguela, durante a celebração do Dia do Dador de Sangue, avançou os 19 milhões de dólares estão a ser investidos, nos últimos cinco anos, na aquisição de frigorífic­os, centrífuga­s e reacção de componente­s para confirmar o sangue.

Além disso, o dinheiro está a ser investidos nos centros de sangue na aquisição de científica­s de tubo para laboratóri­os, aparelhos para

despistes de doenças transmissí­veis, reagentes e outros aparelhos que têm estado a permitir um melhor trabalho das instituiçõ­es.

“Hoje, todas as unidades hospitalar­es e os centros provinciai­s prestam trabalhos em melhores condições”, assegurou Deodeth Machado.

O referido INS controla um total de 156 mil dadores, dos quais apenas 17 mil são voluntário­s, um número inferior ao recomendad­o pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que um a três por cento da população de um país deve tornar-se dador.

“Em Angola e noutros países em desenvolvi­mento, os números não agradáveis , tendo em conta que menos de um por cento da população faz doações de sangue”, disse à imprensa.

Na cerimónia, o INS procedeu à entrega de medalhas para alguns doadores voluntário­s regulares. “A ideia é incentivar mais dadores, e a estes esperar que persistam com o acto de doarem sangue a quem precisa”, rematou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola