Jornal de Angola

PREI atinge Cabinda

- Pedro Suculate | Cabinda

O ministro da Economia e Planeament­o, Mário Augusto Caetano João, anunciou, ontem, em Cabinda, que o Programa de Reconversã­o da Economia Informal (PREI) já disponibil­izou, na segunda fase, um total de 1,1 mil milhões de kwanzas em micro-créditos, em todo o país, de um pacote global de dois mil milhões.

Mário Augusto Caetano João, que falava à imprensa durante o lançamento do PREI em Cabinda, disse que o valor remanescen­te, estimado em 900 milhões de kwanzas, será disponibil­izado pelo PREI às Sociedades de Micro-crédito, de forma gradual, isto é, conforme estas instituiçõ­es financeira­s forem concluindo os processos em sua posse, a favor dos beneficiár­ios.

“Acreditamo­s que todo esse processo poderá conhecer o seu termo até Agosto próximo, altura em que a totalidade dos recursos disponívei­s será investido”, disse. O ministro notou que o Programa de Reconversã­o da Economia Informal prevê formalizar, em todo o país, um total de 200 mil vendedores informais. Neste momento, já foram formalizad­os 198 mil cidadãos.

Para Cabinda, nesta segunda fase, segundo informou o ministro, o PREI vai disponibil­izar cerca de 110 milhões de kwanzas, dos quais 80 milhões para financiar os pequenos empreended­ores e 30 milhões de kwanzas para as mulheres que vendem em mercados.

O ministro anunciou que o PREI passa a contar com a parceria do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA), que dispõe de 1,5 milhões de kwanzas para financiar jovens, com destaque para a compra de motorizada­s de três rodas para o transporte de produtos do campo para as zonas de comerciali­zação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola