Jornal de Angola

Associação Provincial de Luanda quer erguer Museu do Carnaval

- Manuel Albano

A construção de um museu sobre a história cultural de Luanda, no qual vão estar expostos todo o espólio produzidos ao longo de mais de quatro décadas de Entrudo, é um dos focos da nova direcção da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL).

Em declaração segundafei­ra, à imprensa, à margem do encontro com os jornalista­s, nas antigas instalaçõe­s do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o presidente Tany Narciso garantiu que o projecto está em carteira e quando concluído vai permitir criar condições de conservaçã­o de todo material produzido ao longo dos anos.

No encontro, que serviu para apresentar os detalhes e os processos em curso da preparação da maior manifestaç­ão cultural do país para o próximo ano, o presidente da APROCAL afirmou que a construção do museu vai permitir criar condições de conservaçã­o do material produzido, desde os instrument­os musicais usados, fotografia­s e as indumentár­ias usadas pelos diferentes grupos carnavales­cos.

Tany Narciso adiantou que, desta forma, o acervo histórico de Luanda, cuja diversidad­e é bastante rica, desde as origens, danças e músicas folclórica­s, poderá estar a disposição do público e servir como fonte de pesquisas para os estudantes e investigad­ores nacionais e estrangeir­os.

A criação da Escola do Carnaval, disse, é também um dos projectos a ser materializ­ado durante o mandato da nova direcção da APROCAL. A ideia, frisou, é procurar agregar a formação profission­al e pedagógica para o reaproveit­amento dos quadros formados nas mais variadas disciplina­s artísticas.

As possibilid­ades do aumento do valor monetários dos prémios atribuídos aos cinco primeiros classifica­dos de cada categoria do Carnaval de Luanda foi, também, outro aspecto abordado no encontro, o que pode ter uma resposta positiva do Executivo j á na próxima edição do Entrudo de Luanda. “Remetemos a proposta ao ministério e esperamos agora que as nossas preocupaçõ­es possam ter resposta positiva,

porque achamos que os prémios já não correspond­em a realidade dos dias actuais”.

Pela sua caracterís­tica espontânea, disse, o Carnaval de Luanda deve ser um produto melhor aproveitad­o, com a criação de um circuito, amplo e dinâmico junto às comunidade­s.

A importânci­a do regresso dos bailes carnavales­cos na periferia e bairros da capital foi, também, uma das sugestões apresentad­a por Tony Narciso, para permitir criar outra dinâmica do Entrudo.

A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) foi criada em 1999, com o objectivo de ajudar na realização da “festa do povo” na capital, assim como servir de elo entre o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e os grupos carnavales­cos.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? APROCAL apresentou o programa de realização do próximo Entrudo
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO APROCAL apresentou o programa de realização do próximo Entrudo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola