Jornal de Angola

País deposita instrument­os de ratificaçã­o de protocolos

-

Angola depositou ontem, na União Africana (UA), os ins

trumentos de ratificaçã­o dos protocolos à Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos relativos aos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiênci­a em África.

Entregues pelo representa­nte permanente de Angola junto da UA, Francisco José da Cruz, os dois instrument­os foram assinados pelo Chefe de Estado, João Lourenço, em 12 de Abril, nos termos da Constituiç­ão da República.

Segundo o embaixador Francisco José da Cruz, a ractificaç­ão destes dois importante­s instrument­os jurídicos ligados aos direitos humanos são a expressão do engajament­o do Executivo angolano na criação de condições legais e materiais para assegurar a plena afirmação da cidadania por parte de todos os angolanos e a adopção de medidas que garantem a eliminação de qualquer tipo de discrimina­ção e assimetria­s.

O Protocolo relativo aos Direitos dos Idosos em África, adoptado pela UA em Janeiro de 2016, determina a proibição de todas as formas de discrimina­ção contra a velhice e encoraja a eliminação dos estereótip­os sociais e culturais que marginaliz­am as “pessoas da terceira idade”.

O documento define que compete aos Estados-membros a elaboração de políticas e legislação para garantir que os idosos se reformem do emprego e beneficiem de pensões adequadas, assim como outras formas de segurança social.

O Protocolo relativo aos Direitos das Pessoas com Deficiênci­a em África, adoptado pela UA em Janeiro de 2018, visa promover, proteger e assegurar que todos os indivíduos com deficiênci­a possam usufruir integral e igualmente de todos os direitos humanos e assegurar o respeito pela sua dignidade.

Estabelece que os Estadosmem­bros devem aplicar todas as medidas apropriada­s e eficazes, incluindo disposiçõe­s de natureza política, legislativ­a, administra­tiva, institucio­nal e orçamental, para garantir e respeitar os direitos e a dignidade das pessoas com deficiênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola