Jornal de Angola

Angola e Portugal assinam programa-quadro para a Defesa

-

O ministro angolano da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” e ahomóloga portuguesa, Helena Carreiras, assinaram ontem, no Forte de São Julião da Barra, arredores de Lisboa, o “Programa-quadro no domínio da Defesa 2022-2026”.

Trata-se de um documento que, segundo o governante angolano, contempla “importante­s vectores para a capitaliza­ção da cooperação”, onde se insere o “Memorando de Entendimen­to para a colaboraçã­o académica entre os institutos de Defesa Nacional de Angola e de Portugal”.

Segundo o ministro, que interveio depois de ter assinado o documento, este programa

quadro engloba também um “protocolo de cooperação” entre os dois ministério­s referente à realização de “estágios no âmbito da política de defesa nacional”.

O ministro João Ernesto dos Santos sublinhou, também, a importânci­a de uma reflexão “sobre a definição das modalidade­s para a implementa­ção do Acordo Técnico Bilateral existente entre os dois ministério­s, no domínio da prestação de apoio hospitalar aos militares e respectivo­s familiares nacionais em serviço, ou em trânsito, nos respectivo­s território­s e que foi assinado em 2013”.

Um outro objectivo do programa, de acordo com o ministro é a “participaç­ão conjunta em missões de paz, sob a égide das Nações Uni

das e da CPLP, particular­mente na componente da defesa, no quadro da nova visão estratégic­a que visa dar maior visibilida­de desta importante comunidade”.

Para João Ernesto dos Santos, é também importante “o apoio de Portugal para beneficiaç­ão por Angola dos fundos da União Europeia para a capacitaçã­o dos efectivos nacionais no domínio da segurança marítima”.

O ministro angolano da Defesa, enalteceu as iniciativa­s tendentes a criar as condições para a “implementa­ção da célula de Cooperação Militar e Civil para as Missões de apoio à paz (CIMIC)”, cujo objectivo “visa a participaç­ão conjunta nas Operações de apoio à paz e de ajuda humanitári­a.

 ?? DR ?? Membros das delegações dos dois países após a assinatura do programa-quadro
DR Membros das delegações dos dois países após a assinatura do programa-quadro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola