Jornal de Angola

EUA anunciam 40 milhões de dólares para Moçambique

-

A subsecretá­ria de Estado para os Assuntos Políticos norte-americana anunciou, ontem, uma doação de 40 milhões de dólares para apoio aos deslocados de guerra no Norte de Moçambique e vítimas de desastres naturais.

Victoria Nuland divulgou o apoio dos EUA após uma visita aos armazéns do Programa Alimentar Mundial (PAM), na cidade da Matola, província de Maputo.

Nuland disse que a verba faz parte da "resposta de emergência às necessidad­es alimentare­s dos deslocados de guerra e terrorismo, protecção social, construção de resiliênci­a face às mudanças climáticas e apoio nutriciona­l para as crianças".

A prioridade é evitar que "as pessoas em situação de inseguranç­a alimentar em Moçambique caiam numa situação de fome".

A responsáve­l enfatizou que os EUA vão tentar persuadir outros países ricos a prestarem mais ajuda às vítimas da fome no mundo, principalm­ente em África, assinaland­o o agravament­o da situação devido "ao bloqueio de cereais pela Rússia", no contexto da invasão da Ucrânia.

"Um dos grandes desafios globais é a inseguranç­a alimentar", que "resulta de mudanças climáticas, secas, conflitos e terrorismo, agravados pela guerra movida pela Rússia contra a Ucrânia", enfatizou.

Do montante anunciado pelo Governo norte-americano, o PAM vai receber a maior fatia, no valor de 29,5 milhões de dólares .

"É um apoio oportuno dos EUA, porque nos permite manter a assistênci­a humanitári­a aos cerca de 940 mil deslocados de guerra de Cabo Delgado até Setembro", disse a directora do PAM em Moçambique.

D´aprile avançou que com os recursos disponibil­izados será possível ajudar as vítimas da violência armada em Cabo Delgado e as famílias de acolhiment­o, que estão nas províncias de Nampula e Niassa, na região Norte.

Para a ajuda aos deslocados da guerra em Cabo Delgado, continuou, a organizaçã­o precisa de 17,4 milhões de dólares por mês.

Os EUA são o maior doador do PAM em Moçambique, tendo canalizado 207 milhões de dólares desde 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola