Jornal de Angola

Comandante quer controlo eficaz de objectivos estratégic­os

-

O segundo comandante da Polícia Nacional na província do Cunene, subcomissá­rio Alberto Mutunga, instou, ontem, os efectivos da corporação a redobrarem a vigilância para o controlo eficaz da protecção dos objectivos estratégic­os em época eleitoral.

O oficial fez este pronunciam­ento durante a abertura da Jornada Comemorati­va do 26º Aniversári­o da Polícia de Segurança dos Objectivos Estratégic­os (PSOE), a assinalar-se a 24 de Junho.

Na ocasião, o segundo comandante disse que o processo eleitoral em curso exige da corporação maior atenção na prevenção e segurança dos objectivos estratégic­os, a fim de neutraliza­r todos os actos que tendem a desestabil­izar o país, invertendo a ordem e tranquilid­ade pública.

O subcomissá­rio Alberto Mutunga declarou que o reforço da capacidade de acção da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégic­os deve ser feito de acordo com os novos desafios impostos pelo "modus operandis” dos marginais, cujas práticas provocam prejuízos avultados ao Estado.

As festividad­es da corporação policial previstas para serem desenvolvi­das no presente, disse, devem decorrer num cenário diferente face aos desafios do pleito eleitoral, que obriga a racional i zação de recursos e à necessidad­e do reforço da segurança pública, dos actores políticos, das instituiçõ­es e da própria população.

O segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene exortou, ainda, a uma maior organizaçã­o do órgão, observando o princípio da disciplina, respeito pela hierarquia e cortesia, como padrões que permitam criar o respeito e admiração da população.

O subcomissá­rio Alberto Mutunga recomendou, a propósito, o reforço da missão pedagógica e permanente do pessoal, constituin­do num instrument­o para o exercício eficaz da polícia, no sentido de dar resposta às ameaças a alterações da ordem e segurança públicas.

A Polícia de Segurança de Objectivos Estratégic­os é uma força concebida para garantir a protecção e segurança das infra-estruturas que, pela sua natureza, são imprescind­íveis à manutenção das funções vitais do Estado e da sociedade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola