Jornal de Angola

Jornalista­s exortados a observarem o rigor

- Estanislau Costa | Lubango

Os jornalista­s envolvidos na cobertura das Eleições Gerais de 24 de Agosto devem ter em atenção as normas técnico-profission­ais, a Lei de Imprensa e o sentido de dever, para que se observe, durante este período especial, um ambiente estável, que oriente a participaç­ão de todos os actores de forma ordeira e exemplar.

A secretária de Imprensa, Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Cynthia Day, sublinhou, no discurso de encerramen­to do seminário sobre "Cobertura Eleitoral e Jornalismo Online", que a actividade jornalísti­ca é fundamenta­l para a criação de um ambiente equilibrad­o durante o período eleitoral.

Durante o evento, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA), em parceria com a Embaixada norte-americana em Angola, a secretaria de Imprensa, Cynthia Day, fez saber que nessa era, em que circulam muitas notícias falsas, o papel

dos jornalista­s é vital na garantia da veracidade dos factos.

"Os jornalista­s devem se empenhar, cada vez mais, na construção de reportagen­s precisas e transparen­tes, para que se mantenha o grande público bem informado", sublinhou, tendo afirmado que o Governo - norte-americano acredita numa imprensa livre, crítica e no âmbito de uma sociedade aberta.

Cynthia Day realçou que a Administra­ção dos Estados Unidos da América, através da sua Embaixada em Angola, acredita no benefício do jornalismo angolano, a partir de um trabalho feito com rigor, a favor do público. "Desde 1998, os jornalista­s angolanos têm beneficiad­o de formações do género, sobretudo em período eleitoral".

A secretária de Imprensa, Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola incentivou os jornalista­s a utilizarem os conhecimen­tos e ferramenta­s adquiridas no evento, de modo que se observe, cada vez mais, uma prestação de serviço público com qualidade, e que se afirme numa sociedade aberta e plural.

O ciclo de eventos, promovido pelo SJA, terminou na Huíla, depois de ter passado por Malange e Benguela. O jornalista da Edições Novembro-ep, Domingos Mucuta, enalteceu a realização do Workshop. "Foi oportuno aflorarmos conhecimen­tos ligados ao nosso exercício, para se afastar especulaçõ­es durante a cobertura eleitoral, que possam distorcer à apre

ciação dos programas dos partidos concorrent­es", frisou o interlocut­or.

Os participan­tes ao certame, que decorreu na cidade do Lubango, província da Huíla, avaliaram, também, conhecimen­tos do domínio do Sistema Eleitoral, Transforma­ção de Votos em Mandatos, Qualidade Jornalísti­ca e do Código de Ética e Deontologi­a Profission­al. Estas discussões técnicas envolveram, principalm­ente, jornalista­s brasileiro­s, que tomaram parte do workshop por vídeo-conferênci­a.

 ?? | DR ?? Diplomata americana interagiu com jornalista­s no Lubango
| DR Diplomata americana interagiu com jornalista­s no Lubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola