Jornal de Angola

OMA enaltece o papel da mulher académica

- Yara Simão

A secretária provincial da OMA em Luanda enalteceu o engajament­o do líder João Lourenço na consagraçã­o do valor das mulheres académicas para o desenvolvi­mento sócio- económico e político do país, expresso com a indicação das candidatas à Vice-presidente da República e a presidente da Assembleia Nacional.

Ana Maria Cordeiro Alves referiu que, nesse capítulo, Angola tem sido um exemplo na implementa­ção do programa dos Objectivos do Desenvolv i mento S u s t e nt áve l (ODS), quanto à paridade de género, onde, o MPLA, sob liderança do seu presidente, tem valorizado o papel da mulher e a indicação para exercerem cargos de alta responsabi­lidade política.

Ao discursar, quartafeir­a, na abertura da mesa redonda sob o tema “A Mulher, a Academia e o Desenvolvi­mento”, a responsáve­l destacou que a OMA em Luanda tem contribuíd­o com acções em prol desta camada, que se destaca em vários segmentos da sociedade.

Mulher académica

Idalina Valente, membro do Bureau Político do MPLA, realçou, durante a prelecção sobre “O papel da mulher académica angolana na concretiza­ção das metas da agenda 20/30”, ser importante falar da igualdade de género, por constituir um dos objectivos, através do qual, a mulher afirma a sua posição no processo de tomada de decisões.

A membro do órgão de cúpula do partido no poder acrescento­u que a paridade de género é um bom princípio, porque as mulheres sempre tiveram um papel importante na construção do país, desde a Independên­cia, em Novembro de 1975. Idalina Valente referiu que “o reconhecim­ento da igualdade de género é um factor decisivo no desenvolvi­mento sustentáve­l dos países”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola