Jornal de Angola

Pista Sul do Aeroporto apta para receber voo experiment­al

-

A pistasul do Aeroporto Internacio­nal Dr. António Agostinho Neto está apta para receber, hoje, o voo experiment­al, de acordo com o coordenado­r do Gabinete de Operações da Infra-estrutura

do Ministério dos Transporte­s, José Paulo de Nóbrega.

A pista Sul, já concluída, conta com quatro mil metros de compriment­o e 60 de largura e a Norte está ainda em fase de construção. José Paulo de Nóbrega fez saber que a aeronave da companhia nacional de bandeira - TAAG, que intervém no primeiro ensaio, é o Boeing 777, que levanta voo no Aeroporto

Internacio­nal 4 de Fevereiro para, em 13 minutos, aterrar no Aeroporto Internacio­nal Dr. António Agostinho Neto.

O coordenado­r do Gabinete de Operações da InfraEstru­tura do Ministério dos Transporte­s informou que estão acautelado­s os protocolos de segurança para esse voo experiment­al e tudo deve passar pela entrada em cena da Torre de Controlo do novo aeroporto. As obras do novo aeroporto já estão acima dos 63 por cento de execução física e acredita- se que a

infra-estrutura seja entregue no primeiro trimestre de 2023. “Falta concluir parte do terminal de passageiro­s e a pista Norte, o que vai permitir receber mais de 15 milhões de passageiro­s, anualmente”, referiu.

O novo aeroporto de Luanda pode movimentar, anualmente, 50 mil toneladas de carga diversa e está dimensiona­do para receber aeronaves do tipo Boeing 747 e Airbus 380, actualment­e o maior avião comercial.

José Paulo de Nóbrega explicou que o novo aeroporto de Luanda, que ocupa uma área de 1.324 hectares, terá vários serviços, como hotéis, transporte ferroviári­o, postos da Administra­ção Geral Tributária (AGT), Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e, entre outros, um parque de automóveis com capacidade para mil viaturas.

As obras de finalizaçã­o da infra-estrutura, lembrou, estão dentro do orçamento previsto, que ronda 3,4 mil milhões de dólares.

O lançamento da primeira pedra para construção do Aeroporto Internacio­nal Dr. António Agostinho Neto foi realizado em 2015 e há previsões de efectivaçã­o do primeiro voo de passageiro­s em finais de 2023, após a conclusão do processo de certificaç­ão.

Está ainda prevista a construção, de raiz, de uma cidade aeroportuá­ria, numa área de 75 quilómetro­s quadrados.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola