Jornal de Angola

Ucrânia recebe apoio para adesão à UE

-

Os líderes francês, alemão, italiano e romeno querem que seja concedido à Ucrânia o estatuto de candidato oficial “imediato” à adesão à União Europeia (UE). A posição foi anunciada , ontem, após um encontro, em Kiev, entre os quatro dirigentes políticos com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Apoiamos os quatro o estatuto de candidato imediato à adesão”, disse, ontem, o

Presidente francês, Emmanuel Macron, em conferênci­a de imprensa, acrescenta­ndo que “este estatuto será acompanhad­o por um guia e irá ter em conta a situação nos Balcãs e na vizinhança, em particular na Moldávia”. O líder francês garantiu a Zelensky, que “a Europa está do seu lado''. Irá permanecer assim enquanto for necessário”.

O Primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou que o seu país “quer a Ucrânia na União Europeia”.

“Hoje, a mensagem mais importante da nossa visita é que a Itália quer a Ucrânia na União Europeia, quer que tenha o estatuto de candidato e irá apoiar essa posição no próximo Conselho Europeu”, disse, Mario Draghi.

Draghi apelou também à criação de corredores seguros para exportar os grãos dos portos e evitar uma “catástrofe” alimentar no mundo.

“Queremos que as atrocidade­s parem , mas a Ucrânia deve defender- se se quisermos a paz. Portanto, será a própria Ucrânia a escolher a paz que deseja. Qualquer solução diplomátic­a não pode prescindir da vontade de Kiev, do que acredita ser aceitável para o seu povo”, frisou, sublinhand­o que a União Europeia está “num ponto de viragem” na sua história.

Em linha com os parceiros, o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que “a Alemanha apoia uma decisão positiva a favor da Ucrânia”, assim como da Moldávia.

“O enquadrame­nto da Ucrânia na União Europeia deve acontecer já”, disse.

 ?? DR ?? Quatro líderes europeus estiveram ontem na cidade de Kiev
DR Quatro líderes europeus estiveram ontem na cidade de Kiev

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola