Jornal de Angola

Uhuru Kenyatta pede envio de Força Regional para a RDC

-

O Presidente­queniano, Uhuru Kenyatta, pediu, ontem, o envio de uma força Regional para o Leste da República Democrátic­a do Congo (RDC) para restaurar a paz. “Peço a mobilizaçã­o da Força Regional da África Oriental sob os auspícios da Comunidade da África Oriental (EAC)”, disse Kenyatta em comunicado citado pela Reuters.

Os chefes militares regionais dos sete países da EAC devem reunir-se domingo próximo para os preparativ­os para o envio da Força Regional. “A Força Regional da África Oriental deve ser

enviada imediatame­nte para as províncias de Ituri, Kivu do Norte e do Sul para estabiliza­r a região e restaurar a paz”, sublinhou Kenyatta.

O Movimento 23 de Março (M23), uma rebelião dominada pelos tutsis, derrotado em 2013 pelo Exército congolês e Forças de Paz da ONU, voltou a pegar em armas no final de 2021, culpando as autoridade­s congolesas por não cumprirem um acordo para a desmobiliz­ação e reintegraç­ão dos seus membros. Na segunda-feira, a cidade congolesa de Bunagana, um centro comercial na fronteira com o Uganda, caiu nas mãos desses rebeldes.

O Exército congolês acusou o Rwanda de “invadir” o seu território. As relações entre a RDC e o Rwanda têm sido tensas desde a chegada em massa há quase 30 anos no Leste da RDC de hutus rwandeses acusados de massacrar tutsis durante o genocídio rwandês de 1994.

Na quarta-feira, o portavoz do governador militar da província do Kivu do Norte, general Sylvain Ekenge, disse, perante milhares de manifestan­tes em Goma, capital daquela província da RDC, que se o Rwanda “quer guerra, terá guerra”.

O Rwanda não gosta de nós. Nós não temos medo e iremos combatê-lo”, declarou o general, citado pela AFP, acrescenta­ndo que ninguém “irá ocupar um único centímetro do território congolês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola