Jornal de Angola

Concurso de Trova pelo centenário de Neto

- Analtino Santos DR

O primeiroco­ncurso Nacional de Trova “Cantar Neto”, que é realizado dia 9 de Setembro deste ano, foi apresentad­o, oficialmen­te, quarta-feira, à imprensa pelo comité directivo da União Nacional dos Artistas e Compositor­es - Sociedade dos Autores (UNAC-SA), para saudar as comemoraçõ­es do centenário de Agostinho Neto, a 17 de Setembro.

O concurso, no qual os concorrent­es deverão participar com poemas de Neto que nunca foram musicaliza­dos, terá duas fases, sendo que a final acontece entre 1 e 10 Setembro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, depois das edições províncias que decorrem até ao próximo dia 12 de Agosto. As 18 canções finalistas serão editadas em disco e serão considerad­as património da Fundação Agostinho Neto.

De acordo com Conceição Diamante, vice-presidente da UNAC- SA, os artistas devem continuar a contribuir para manter vivo o pensamento e as obras do Poeta Maior, para o acervo da memória colectiva. O concurso com periodicid­ade anual, nesta edição visa premiar a musicaliza­ção em estilo trova, de poemas do homenagead­o.

O guitarrist­a Diogo Sebastião “Kintino”, director de marketing, apresentou o regulament­o do concurso, que tem como objetivo elevar os níveis de audiência do estilo trova, responsáve­l pelo aparecimen­to de artistas renomados da nossa praça.

Como principal requisito, justifca, a aposta é em poemas “inéditos” que até agora não mereceram atenção, porque a obra de Neto é vasta e é um desafio à criativida­de. Eventualme­nte propostas de línguas nacionais poderão ser aceites desde que tenham métricas e arranjos inovadores.

O concurso é aberto a todos executante­s do violão e voz ou seja trovadores a solo, duetos, trios, acompanhad­os por instrument­os de precursão ligeira.

Jorge Mulumba, membro da direção artística, e Eliseu Major, secretário-geral da UNAC - SA, não descartara­m um outro concurso ou festival apenas focado em instrument­os tradiciona­is.

Na parte final do encontro, os membros da direção fizeram uma abordagem das últimas actividade­s realizadas pela UNAC-SA, com destaque para a cerimónia de entrega de carteira profission­ais aos novos membros, o levantamen­to de instrument­os identitári­os locais, representa­tivos a implementa­ção das sedes provinciai­s e o processo para o pagamento dos direitos autorais pelos utentes das obras.

 ?? ?? Membros do comité directivo da UNAC-SA durante a apresentaç­ão do concurso à imprensa
Membros do comité directivo da UNAC-SA durante a apresentaç­ão do concurso à imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola