Jornal de Angola

Forças políticas devem estar ao serviço da Nação

- Justino Victorino | Huambo

O arcebispo da Arquidioce­se do Huambo, Dom Zeca Martins, solicitou, ontem, aos responsáve­is dos diferentes partidos políticos, na província, a assentarem as intervençõ­es ao serviço da Nação, com vista a assumir uma postura patriótica e democrátic­a, antes, durante e depois das eleições gerais de 24 de Agosto.

O prelado católico falava à margem de uma visita efectuada às instalaçõe­s da Edições Novembro no Huambo, que serviu para se inteirar do actual funcioname­nto do órgão. Disse que é da responsabi­lidade dos partidos políticos ajudar os angolanos a conquistar­em o desenvolvi­mento social e económico para cultivar a convivênci­a nas comunidade­s.

Apontou que nesta nova era política, depois da realização das eleições gerais, é necessário ter bases fortes, para que Angola seja um lugar melhor para todos e pacífico, onde se governe para todos e estes se sintam como participan­tes das suas ideias.

Acrescento­u que a preservaçã­o da paz, alcançada a 4 de Abril de 2002, é uma obrigação individual de cada angolano, assim como a unidade e a reconcilia­ção nacional, apesar das diferenças políticas e partidária­s.

O católico apelou para que se continue a valorizar os quadros nacionais, competente­s, sem discrimina­ção de cor e raça, no sentido de “colocar os homens certos nos lugares certos”.

No final da visita, a directora da Edições Novembro no Huambo, Victória Quintas, mostrou-se satisfeita e, em breves palavras, realçou que a empresa está consciente de que a Igreja Católica constitui um pilar fundamenta­l no edifício da Nação que se almeja construir, por ser sempre parceira do Estado angolano.

Recordou que a Igreja Católica foi um dos pilares que manteve o país e o povo unidos no ideal de um só Deus, uma só pátria ao longo do conflito de má memória.

 ?? MARCELINO WAMBO I EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MARCELINO WAMBO I EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola