Jornal de Angola

Estímulo à indústria e criativida­de empresaria­l

-

“O nosso programa engloba a electrific­ação dos municípios, comunas e as aldeias densamente povoadas. Na nossa província temos aldeias com muita população. Isso vai permitir com que, ao trazermos esse catalisado­r, aconteça, mais próximo dos nossos cidadãos, uma série de serviços, virados às questões sociais, como as escolas que vão poder funcionar em três períodos, com aulas de alfabetiza­ção às noites, e os centros médicos que trabalharã­o 24 sobre 24 horas”.

Disse que as localidade­s beneficiad­as vão poder conhecer uma série de transforma­ções, que vão incentivar e permitir com que as pequenas, médias e grandes empresas se possam instalar nos municípios e nas comunas. “Estamos numa região de frutas, sendo importante o estabeleci­mento de pequenas ou médias fábricas de transforma­ção de frutas, no local, que vai garantir a criação de empregos diferencia­dos. Vamos possibilit­ar a fixação da população, sobretudo, a mais jovem, que vai poder também criar os seus próprios negócios”.

Lembrou que com a electrific­ação vai também iniciar uma fase de transforma­ção da região, com a possibilid­ade de serem lançadas pequenas e médias indústrias, indispensá­veis para estimular o desenvolvi­mento, criar oportunida­des de emprego e de exploração das potenciali­dades agrícolas, pecuária e mineira que o Uíge possui, indicando que já se tem assistido a um movimento de pesquisa e exploração de minério nesta região.

Para Carvalho da Rocha, é um momento bastante importante para a região do Uíge, que espera que num futuro breve as populações comecem “a viver os benefícios do trabalho que hoje começamos a implantar”.

“Queremos cri ar um ambiente, para que as iniciativa­s de investidor­es possam aparecer, sobretudo, uma rede de transforma­ção de indústrias transforma­doras de produtos do campo como as frutas e tubérculos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola