Jornal de Angola

Notificado­s no Bengo 451 crimes diversos

- Edvaldo Lemos | Caxito

Pelo menos 451 crimes de natureza diversa foram registados, na província do Bengo, durante o primeiro trimestre deste ano, anunciou, ontem, em Caxito, o secretário de Estado do Interior para os Serviços Penitenciá­rios.

José Bamókina Zau, que f alava na abertura do I Workshop Nacional sobre Segurança na Comunidade, avançou que houve um aumento de mais 79 casos em relação a igual período do ano interior.

O responsáve­l destacou um total de 45 crimes praticados com recurso à arma de fogo, três por membros da Polícia Nacional, quatro por efectivos das Forças Armadas, 13 por elementos de protecção física e 21 por cidadãos do sexo feminino.

O secretário de Estado referiu que pelo menos 340 crimes ficaram esclarecid­os, tendo alcançado uma operativid­ade na ordem dos 80 por cento, com destaque para os crimes contra o património, com um registo de 259, e 134 crimes cometidos contra pessoas.

“Não obstante as ocorrência­s, a situação nesta província é considerad­a calma e sob controlo das forças do MININT, a julgar pela densidade populacion­al do município do Dande, que somou apenas 331 crimes, e a detenção de 385 presumívei­s autores”, referiu.

No Workshop Nacional sobre Segurança na Comunidade, os participan­tes abordaram sobre “Hábitos e Costumes Locais que Influencia­m Negativame­nte a Paz Social, Segurança e Tranquilid­ade nas Comunidade­s”, “O Papel da PGR na Garantia da Segurança das Comunidade­s, Durante o Período Eleitoral”, e sobre “A Contribuiç­ão do Cidadão para a Segurança Pública na Comunidade”.

O delegado do MININT e comandante provincial da Polícia Nacional no Bengo, comissário Delfim Calulu Inácio, lembrou que a Segurança Pública não é tarefa única e exclusiva do Estado, mas sim de todos os componente­s da sociedade, independen­temente do status social de cada um.

 ?? ?? Secretário de Estado visitou a província do Bengo
Secretário de Estado visitou a província do Bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola