Jornal de Angola

Tétano causa cinco óbitos na Pediatria

- Carla Bumba |

Um total de cinco crianças morreram, nos últimos 15 dias deste mês, no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, devido a complicaçõ­es relacionad­as ao tétano, revelou, quinta-feira, a pediatra Paula Silva.

A pediatra avançou que esses dados constam de um relatório referente à actividade assistenci­al do Hospital Pediátrico David Bernardino, apresentad­o durante uma visita de membros do clube Atléticos Petróleos de Luanda.

Paula Silva realçou que esses casos de mortes têm a ver com situações em que as crianças chegaram à unidade de saúde em estado bastante grave, sem muitas possibilid­ades de os técnicos fazerem intervençõ­es que resultasse na sua recuperaçã­o.

Na visita, em que o grupo do Petro de Luanda, liderada pelo seu presidente, Tomás Faria, doou fraldas, seringas, material de biossegura­nça, produtos de higiene e dois televisore­s, a directora clínica do hospital, Margarida Correia, avançou que a unidade ainda recebe muitos casos de insuficiên­cia renal.

Neste momento, salientou que o hospital t em 543 camas lotadas, sendo que 135 são do Banco de Urgência. Estão a ser assistidas 28 crianças com insuficiên­cia renal aguda, numa altura em que a malária e as doenças respiratór­ias são as doenças mais frequentes.

À direcção do actual campeão do Girabola e da Taça de Angola em futebol, a directora clínica da Pediatria realçou que gostaria de receber mais apoio no que toca às questões de doação de sangue, numa altura em que a unidade faz 40 transfusõe­s por dia.

O presidente do clube petrolífer­o, Tomas Faria, garantiu que o clube vai continuar a realizar actividade­s do género, sempre que tiver possibilid­ades de angariar fundos no quadro da sua responsabi­lidade social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola