Jornal de Angola

Pesca avaliada em USD 24 mil milhões

-

A maior parte dos Estados e operadores pesqueiros do continente não aufere das receitas do sector avaliadas em 24 mil milhões de dólares por ano, afirmou, ontem, em Abuja, Nigéria, a comissária da União Africana Josefa Sacko.

Ao falar num seminário consagrado ao papel das mulheres na economia azul, a comissária notou que, apesar de estas desempenha­rem um papel importante nos aspectos pós-colheita da cadeia de valor ( processame­nto, comerciali­zação e venda) “muitas vezes, essa contribuiç­ão passa despercebi­da, pois é feita em escala de subsistênc­ia, na economia informal, ou é subvaloriz­ada”.

As mulheres são a parte mais visível da exclusão que se regista no sector das Pescas do continente, não sendo tidas em conta nos níveis mais altos de tomada de decisão em torno da pesca, enfatizou.

O sector, apontou, é afectado de forma negativa pela sobrepesca, superexplo­ração dos recursos, estruturas de governança fracas, acesso precário a dados, bem como desafios no domínio da capacidade técnica e infra-estrutura.

“Mais do que nunca, tornou-se relevante para o continente olhar para os seus mares, oceanos e águas interiores, não só para a segurança alimentar, mas, também, como um caminho para a conectivid­ade, inovação, comércio e soluções baseadas

na natureza para os vários desafios que o planeta está a enfrentar”.

A embaixador­a Josefa Sacko definiu a economia azul como um pil ar do desenvolvi­mento de África, mas alertou para que a actividade humana continua a pressionar os ocenaos, mares e águas, trazendo riscos como as mudanças climáticas que estão a tornar os mares mais quentes e ácidos, com impactos devastador­es sobre ecossistem­as e espécies sensíveis.

Além disso, a poluição plástica, bem como escoamento­s agrícolas e industriai­s estão “sufocar” os ecossistem­as aquáticos, fazendo parte dos males a que se afiguram desfavoráv­eis à economia azul no continente.

 ?? DR ?? África é despojada da maior parte das receitas do sector Pesqueiro
DR África é despojada da maior parte das receitas do sector Pesqueiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola