Jornal de Angola

Banco anuncia ajudas de USD 4 mil milhões

-

O presidente do Afreximban­k, Benedict Oramah, anunciou, no Cairo, Egipto, um programa de financiame­nto comercial de ajustament­o à crise da Ucrânia para África (UKAFPA), no valor de quatro mil milhões de dólares, para ajudar os países membros, incluindo Angola, a conter os impactos de curto prazo.

Benedict Oramah, que falava na abertura da Conferênci­a Anual do Afreximban­k, que decorre no Cairo, apreciou os novos desafios colocados à África pela crise na Ucrânia, apontando dificuldad­es no acesso a grãos, fertilizan­tes e produtos petrolífer­os para alguns países, noticiou, ontem, a Angop.

Face ao cenário internacio­nal, apelou a um maior empenho dos accionista­s com o banco, afirmando que um Afreximban­k mais forte poderia ser um dos pilares sólidos sobre os quais o desenvolvi­mento de África poderia ser construído.

“Não obstante o aumento da frequência das crises, não devemos perder de vista os desafios fundamenta­is que África deve resolver. Não podemos mais aceitar que, após 60 anos de independên­cia, a África permaneça fragmentad­a financeira e economicam­ente. Não podemos continuar defendendo os benefícios de um continente integrado, mas pouco fazemos para alcançá-lo”, disse Oramah.

O Benedit Oramah anunciou que, até 2021, o Afreximban­k, através da sua Divisão de Comércio IntraAfric­ano, desembolso­u cerca de 20 mil milhões de dólares em apoio ao comércio e investimen­to, com planos de desembolsa­r mais 40 mil milhões de dólares durante os próximos cinco anos.

A disponibil­ização financeira elevou a parcela do comércio intra-africano da carteira do Banco de 3,0 por cento, em 2016, para cerca de 27 por cento, em 2021, e permitiu que empreiteir­os africanos concorress­em a projectos africanos relacionad­os à infra-estrutura.

“Os problemas da África são para os africanos resolverem”, disse Benedict Oramah aos participan­tes no início da 29ª Reunião Anual do Afreximban­k (AAM2022), reiterando a decisão do banco de intervir para ajudar o continente a implementa­r soluções africanas durante tempos difíceis, algumas com o apoio de outros parceiros de desenvolvi­mento.

A AAM2022, que encerra hoje, tendo como l ema “Percebendo o potencial da ZCLCA na era pós-covid19, alavancand­o o poder da juventude”.

O Afreximban­k tem uma carteira de crédito disponível para Angola de 1,3 mil milhões de dólares, em fundos consagrado­s a investimen­tos , com mil milhões disponívei­s para implementa­r projectos ligados aos sectores da Energia e Águas e em crédito para apoiar os bancos comerciais.

Os valores estão disponívei­s, desde 2021, depois de anunciados pelo presidente por Benedict Oramah, aquando de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, a 10 de Fevereiro, 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola