Jornal de Angola

Colômbia elege amanhã o novo Chefe de Estado

- DR

Os colombiano­s votam amanhã para escolher o próximo Presidente, entre o candidato de esquerda Gustavo Petro, que promete profundas reformas sociais, e o empresário excêntrico Rodolfo Hernández, que encontrou terreno fértil na retórica anti-corrupção, apesar de enfrentar investigaç­ões de irregulari­dades.

Com pesquisas que most ram os candidatos em empate técnico, a eleição pode ser uma das mais acirradas da história recente da Colômbia.

Petro, ex-presidente da câmara de Bogotá e actual senador, prometeu melhorar as condições sociais e económicas de um país onde metade da população vive em alguma forma de pobreza.

Ex-membro do movimento guerrilhei­ro M-19, Petro propôs uma ambiciosa reforma tributária de 13,5 biliões de dólares - equivalent­e a 5,5 por cento do Produto I n t e r no Bruto d a Colômbia - financiada por impostos mais altos sobre os mais ricos.

Hernández, um candidato surpresa na segunda volta, foi impulsiona­do por promessas anti-corrupção, planos para reduzir o Governo e moradia para os pobres.

No entanto, o empresário enfrenta uma investigaç­ão da Procurador­ia-geral por supostamen­te intervir numa licitação de recolha de lixo enquanto presidente da câmara de Bucaramang­a, para beneficiar uma empresa para a qual o filho fazia lobby.

Hernández nega as acusações e apoiantes elogiam a sua imagem anti-sistema.

O próximo Presidente da Colômbia receberá uma economia em cresciment­o, após

profunda crise causada pela pandemia da Covid-19.

O PIB do país cresceu um recorde de 10,7 por cento em 2021 e deve subir 6,5 por cento em 2022. O défice do Governo deve atingir 5,6 por cento do PIB, em comparação com uma meta anterior de 6,2 por cento.

 ?? ?? Colombiano­s devem escolher entre Petro ou Hernández
Colombiano­s devem escolher entre Petro ou Hernández

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola