Jornal de Angola

Gordo e Lia nadam hoje em Budapeste

- Job Franco

Os nadadores angolanos Salvador Gordo e Lia Lima, ambos do 1 º de Agosto, estreiam hoje, no Campeonato do Mundo, nas provas de 50 e 100 metros mariposa. O Mundial arrancou hoje e prolonga-se até 3 de Julho, em Budapeste, Hungria.

Além de Gordo e Lia, estão ainda em solo húngaro, desde a última quarta-feira, os atletas Henriques Mascarenha­s e Maria Freitas (Clube Náutico da Ilha de Luanda) e Pedro Pinotes (individual). Os cinco nadadores militam no exterior em Centros de Alto Rendimento.

Nos dias 21, 23 e 24 do corrente, Gordo e Lia voltam a entrar em cena. Salvador Gordo vai disputar a estafeta 4x100 metros estilos, 100 mariposa e 4X100 metros livres, ao passo que Lia Lima concorre nos 4X100 metros estilos, 50 mariposa e 4X100 livres.

Amanhã, Mascarenha­s compete nos 200 metros livres. Na terça-feira (21), os 100 metros livres, 4X100 metros estilos e 4X100 livres na sexta-feira (24). Maria Freitas nada amanhã, na terça e sexta-feira, nos 100 metros bruços, 4X100 estilos, 50 bruços e 4X100 livres, respectiva­mente.

No dia 27, Pedro Pinotes, experiente em competiçõe­s internacio­nais, compete na prova de águas abertas de cinco quilómetro­s. Em declaraçõe­s ao Jornaldean­gola, o técnico nacional, João Aguiar, disse que o Mundial serve de preparação e antecâmara para o Campeonato Africano, a ter lugar na Tunísia, de 20 a 25 de Agosto.

“Não esperamos conquistar medalhas. O objectivo passa por fazer uma boa prestação e cada um dos atletas melhorar as marcas pessoais”, reconheceu o técnico, tendo acrescenta­ndo que, com a melhoria dos tempos, Angola pode subir no “ranking”.

Aguiar e pupilos querem melhorar o terceiro lugar alcançado no último Africano, disputado no Ghana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola