Jornal de Angola

Mais de 300 jovens recebem kits profission­ais

- Marcelino Wambo/huambo

Um total de 355 jovens formados pelo INEFOP beneficiou, ontem, na cidade do Huambo, de kits profission­ais no quadro do Plano de Acção para Promoção e Empregabil­idade (PAPE) no sentido de garantir o auto-emprego.

O vice-governador do Huambo para o Sector Técnico e Infra-estruturas disse na cerimónia de entrega que o Governo da Província pretende atingir com o PAPE, que teve início em 2019, perto de 4 mil e 500 beneficiár­ios formados nos distintos cursos profission­ais com respectivo­s kits que irão facilitar o auto-emprego e mitigar os níveis de pobreza.

Elmano Inácio Francisco frisou, no mesmo âmbito, que foram concebidos 10 microcrédi­tos e 27 carteiras profission­ais que irão facilitar o estágio na empresa pública ou privada de acordo com a sua formação profission­al.

O vice-governador para o Sector Técnico e Infra

estruturas apelou aos formandos, com os kits em sua posse, para que possam criar pequenas e médias empresas e por via disto, facilitar empregar aqueles jovens que ainda não tiveram a mesma oportunida­de e incentivá-los a trabalhar para sustento das suas família visando promover o autoempreg­o e a diversific­ação da economia.

Ao t odo, o Pl a no de Acção para Promoção e Empregabil­idade (PAPE) vai gerar mais de Mil e 172 empregos i ndirectos. O director provincial do Inefop, Edivaldo Costa, disse à imprensa que os jovens formados nos cursos de electricid­ade, pastelaria, mecânica básica e corte e costura, alvenaria, agricultur­a e ainda irão beneficiar de um período de estágio nas distintas empresas públicas e privadas no âmbito das assinatura­s de protocolo das mesmas com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP).

Garantiu que foram, do mesmo modo, entregues as carteiras profission­ais para jovens que já exercem determinad­as actividade­s mas que careciam de alguma documentaç­ão que prove a sua qualidade de serviço depois de terem sido submetidos a testes de avaliação.

Edivaldo Costa realçou que o Plano de Acção para Promoção e Empregabil­idade (PAPE), extensivo nos onze municípios do Huambo, está a propiciar maior ocupação e empregabil­idade na província de muitos jovens que se sentiam não ter nada para fazer devido à falta de desemprego.

Informou que actualment­e encontram-se abertas as inscrições para os cursos de formação nas áreas de corte e costura, decoração, culinária, pastelaria, serralheri­a, marc e nari a c a bel e i r e i r o , empreended­orismo e electricid­ade nos distintos centros de formação controlado­s pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP) do Huambo.

 ?? MARCELINO WAMBO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A preocupaçã­o com os jovens é permanente e as acções para o primeiro emprego falam por si
MARCELINO WAMBO|EDIÇÕES NOVEMBRO A preocupaçã­o com os jovens é permanente e as acções para o primeiro emprego falam por si

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola