Jornal de Angola

Polícia Nacional apresenta duas associaçõe­s criminosas

-

Duas supostas associaçõe­s criminosas que se dedicavam a furtos e roubos qualificad­os, com recursos a armas de f ogo, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, foram apresentad­as, esta sexta-feira, pelas autoridade­s policiais locais.

Os criminosos que actuavam no bairro dos Rastas, foram detidos, no âmbito da Operação “Rua Segura”, levado a cabo pelo Comando Municipal do Kilamba Kiaxi.

Nos trabalhos, foram detidos os grupos dos Milhões, Minimilhõe­s e os Aglomera, constituin­do por 21 elementos, com idades compreendi­das entre os 14 e 29 anos.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superinten­dente Nestor Goubel, disse que na referida operação, destaca-se a detenção das lideranças de indivíduos altamente perigosos, envolvidos em vandalismo na via pública, recepção de bens roubados, evoluindo para ofensas corporais graves que culminaram em mortes.

Foram presos ainda os líderes que coordenava­m as associaçõe­s, nomeadamen­te, o “Delengué, Takata, Rasgado, Gugu, Gugu Star e Gerilson.

Os instrument­os usados nos crimes como, armas de fogo do tipo metralhado­ra AKM, 19 armas brancas, sendo 11 catanas e oito facas usadas nos confrontos entre os grupos foram igualmente recuperado­s.

Foram ainda recuperado­s 4 microfones e uma mesa misturador­a, TV Plasma e duas botijas de gás butano retirados de uma igreja, num assalto que aconteceu por volta das t rês horas da manhã, altura em que a Igreja estava fechada.

A operação denominada “Rua Segura” que teve início em Maio de 2022 no município do Talatona, actuou também nos bairros dos Rastas, mais concretame­nte nas zonas do Matrix e Papá Ngulo, onde a comunidade vive atormentad­a dia e noite, sendo que as redes sociais e a Comunicaçã­o Social apresentam constantem­ente casos de roubos de chapas, rixas entre gangues, furtos, ameaças e vandalismo­s constantes à comunidade.

Numa ronda efectuada pela Angop no decorrer do trabalho de policiamen­to de proximidad­e, realizado pelo comandante municipal do Kilamba Kiaxi, superinten­dente-chefe Mateus João, as marcas de catanas ,em quase todos os portões da rua do Papá Ngulo, são as evidências dos momentos de angústia vividos pelos moradores que são aterroriza­dos diariament­e.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola